Tansagem: para que serve e como identificar a planta

As sementes de Tansagem servem para substituir o gergelim em receitas salgadas; enquanto suas folhas podem ser ingredientes de preparos cozidos, empanados ou refogados, com sabor que lembra o do espinafre. Mas será que, além de tudo isso, a planta é medicinal? Descubra agora!

Plantago major é o nome científico da Tansagem, um vegetal fácil de achar até na estrada, em qualquer jardim, campo ou vaso plantado. Tudo porque os pássaros e o vento ajudam a espalhar suas sementes por toda a parte.

Ela é considerada uma das plantas mais medicinais entre todas. E é encontrada com outros apelidos, dependendo do local: tanchagem, tranchagem, transagem, acatá, tanchagem terrestre, carrajá, erva de ovelha ou, simplesmente, plantago.

Seu chá é popular no Brasil e em países como Estados Unidos e Índia. No entanto, a planta é utilizada também na Europa, África e Ásia.

As propriedades dela incluem as ações antibacteriana, adstringente, redutora de irritação, cicatrizante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, depurativa, tônica, sedativa, descongestionante, digestiva, laxativa e diurética.

Porém, é preciso diferenciar as diversas tanchagens, as medicinais e as comestíveis, pois, no Brasil, o nome é dado a algumas das variedades do gênero Plantago – que conta com cerca de 158 espécies confirmadas.

Acredita-se que entram no grupo Tansagem as ervas que possuem o aspecto de 7 veias na folha e não apresentam caule. E mais: trazem uma roseta de folhas acima do solo; no meio, delas uma pequena estrutura com sementes ou flores.

Ressalto aqui que o ideal é ter orientação profissional adequada antes de colher uma planta e usá-la, seja como remédio ou alimento. É bom lembrar que, entre outros fatores, em cada parte do mundo, os vegetais surgem com características distintas. O que às vezes causa dificuldade até para quem entende do assunto – imagine para nós, “simples mortais”!

Uma dica extra: não colha Tansagem ou outra planta em lugares poluídos, beiras de ruas e estradas, perto de áreas agrícolas com presença de agrotóxicos ou em praças públicas urbanas. Pode ser um risco para sua saúde ingerir uma planta benéfica que está acompanhada de substâncias tóxicas.

Tansagem: conheça suas propriedades curativas

Falando de modo geral, há muito tempo, nos mais variados cantos do planeta, a Tansagem sempre esteve associada aos emplastros para tratar feridas, baixar a febre e retirar o veneno de picadas e mordidas de animais peçonhentos, incluindo as cobras.

As folhas das Plantago são fontes de cálcio, entre outros minerais, além de vitaminas, em especial a K. Seu uso é particularmente interessante na contenção de ferimentos e cortes sangrentos.

Tenras e frescas, elas são mais agradáveis ao paladar para consumo em saladas; já as folhas maduras caem bem em refogados e sopas, porque trazem maior quantidade de fitoquímicos específicos.

A Tansagem conta com poderes analgésico, anti-inflamatório e antimicrobiano devido principalmente à presença do composto aucubina. A planta também contém uma alantoina que auxilia na recuperação da pele.

Muitos recorrem à tanchagem por suas propriedades fluidificante, emoliente e adstringente. Estas são úteis tanto em males do aparelho respiratório quanto do digestivo. Ajudam em condições resultantes de viroses ou resfriamento, em estados gripais, catarro e diarreia, por exemplo.

Graças à ação anti-inflamatória, o chá de Tansagem pode ser utilizado em gargarejo, colaborando com o alívio de dores na garganta e boca. O líquido costuma servir de remédio caseiro conta aftas, gengivite, amidalite, estomatite, traqueite (inflamação na traqueia).

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Hoje, você viu quantos benefícios a Tansagem é capaz de oferecer, mas que é importante saber identificar bem a planta que iremos usar na alimentação ou como medicamento fitoterápico.

Encontro você aqui no próximo artigo!

Cuide-se! Até breve…

Leave a Reply