Você conhece o poder da talassoterapia?

Utilizando os princípios ativos da água do mar, a talassoterapia é um tratamento terapêutico que utiliza técnicas de tratamento corporal com a finalidade de cura e prevenção de doenças.

 

Nesse artigo, saiba tudo sobre a talassoterapia e conheça todos os benefícios que ela pode promover à sua saúde.

 

O que é a talassoterapia

 

A talassoterapia é o uso terapêutico da água do mar e produtos marinhos como algas marinhas, argila, lama marinha, e até mesmo o clima do mar para promover saúde, bem-estar e beleza.

 

A palavra Talassoterapia tem origem na palavra grega “thalassa”, que significa “mar e “terapia” que significa “cura”. Portanto, trata-se de um tratamento terapêutico que visa a revitalização do corpo através dos princípios ativos de elementos marinhos.

 

O uso de água do mar aquecida para benefícios terapêuticos remonta aos romanos, que também tinha o hábito de banhos de imersão em fontes minerais quentes.  Era tradicionalmente uma cura para pessoas com problemas e lesões comuns, e mais recentemente tem sido usado para aliviar o estresse, ajudar no tratamento de dores e até mesmo para perder peso.

 

O princípio por trás da talassoterapia é que a imersão repetida em água quente do mar, lama marinha e algas ricas em proteínas ajuda a restaurar o equilíbrio químico natural do corpo. Isso, porque a água do mar e o plasma humano são muito semelhantes em termos de conteúdo mineral.

 

Assim sendo, quando imerso em água do mar morna, o corpo absorve, através da pele os minerais de que ele precisa. São eles compostos de magnésio, potássio, cálcio, sódio e iodo.

 

Outra forma muito comum de tratamento com a talassoterapia é através de técnicas específicas de massagens e bandagens. Com isso, o corpo passa a absorver através dos poros todos os sais minerais presentes nos elementos marinhos, sendo possível alcançar, através desse processo de remineralização, inúmeros benefícios à saúde para diversas finalidades.

 

Além do tratamento para a saúde, a talassoterapia também é amplamente utilizada para tratamentos estéticos, incluindo os tratamentos corporais e faciais. Desses tratamentos incluem celulite, flacidez e revitalização da pele ressecada, desidratada e envelhecida por conta dos radicais livres.

 

talassoterapia

Os elementos usados na talassoterapia

 

A água do mar é riquíssima em minerais. Isso acontece porque ela vem do fundo do oceano se deslocando até chegar na superfície. Nesse processo, ela retém as mais variadas substâncias das camadas geológicas, resultando em uma composição altamente equilibrada com propriedades terapêuticas.

 

Além da água do mar, os tratamentos também usam algas marinhas, ricas em diferentes concentrações de nutrientes e as também as argilas, que são retiradas do fundo dos rios e mares, ricas em elementos nitrogenados.

 

 

Os benefícios da talassoterapia para a saúde

 

A talassoterapia como tratamento terapêutico pode proporcionar diversos benefícios à nossa saúde. Os principais deles são:

 

Diminuição das dores em geral

Devido ao efeito analgésico da água do mar, muitas dores crônicas e agudas podem ser tratadas. Dessas dores podem ser inclusas as dores nas extremidades e as de origem da coluna vertebral.

Melhora na circulação do sangue

Muitos problemas de circulação podem ser tratados com os princípios da água do mar, pois ela proporciona uma melhora significativa na circulação sanguínea. Portanto, dores nas pernas oriundas de problemas de circulação recebem são tratados com grandes resultados.

Diminuição do estresse

Além da função naturalmente relaxante da água do mar através dos sais, a massagem terapêutica também ajuda a promover um significante alívio do estresse. Com isso, diversos males oriundos desse problema também são aliviados, bem como: estados depressivos, insônia, cansaço excessivo, desânimo, fraqueza etc.

Melhora da respiração

Pessoas com problemas respiratórios têm grandes benefícios através dos princípios ativos marinhos, que proporcionam uma melhora nas vias respiratórias.

Doenças dermatológicas

Por conta da ação desintoxicante e antioxidante da água do mar, esse tratamento proporciona uma melhora significativa nos problemas da pele de origem inflamatória.

Tratamento da celulite

Geralmente feito através de bandagens, esse tratamento é feito com faixas umedecidas em produtos cosméticos com substâncias ricas em elementos naturais da água do mar. São substâncias possuem adição de oligoelementos essenciais que promovem um aquecimento das células epidérmicas, promovendo a liberação de várias impurezas, bem como: toxinas, ácidos graxos e radicais livres. Com isso é facilitada a diminuição de celulites e até mesmo a perda de medidas.

 

 

Onde encontrar

 

Como já vimos, existem diferentes procedimentos usados na talassoterapia. Alguns deles são indicados para serem feitos em SPAs ou clínicas especializadas. Outros podem ser feitos em casa, como é o caso da talassoterapia feita com bandagens, por exemplo.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre a talassoterapia? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *