Saw Palmetto pode ajudar na saúde da próstata; saiba mais

Saw Palmetto ou sabal é uma pequena palmeira que pode ser utilizada como remédio caseiro, especialmente em casos de impotência sexual, disfunções urinárias e na próstata. Confira estas e outras possibilidades dela no artigo de hoje.

Seu uso é associado frequentemente ao tratamento de sintomas de hiperplasia de próstata (próstata aumentada), tumor benigno da próstata, prostatite, dificuldades urinárias, cistite, queda de cabelo, eczema, tosse, asma, ejaculação precoce e impotência sexual.

Acredita-se que essa planta medicinal pode inibir o crescimento celular em tumores benignos da próstata. E mais: de agir em inflamação, ruptura ou entupimento de vias genitais e urinarias em homens e mulheres, quadros de micção noturna, necessidade de aumentar o jato urinário e a libido.

Pertencente à família das Arecas, a sabal vem sendo estudada, e suas propriedades curativas experimentadas ao longo dos anos por diversos povos, aos poucos, vão sendo validadas pelos pesquisadores.

A ação da Saw Palmetto na próstata é um exemplo de grande destaque disto, e está ligada ao efeito antiandrogênico da planta, capaz de bloquear os receptores da dihidrotestosterona prostática sem alterar o equilíbrio hormonal. Sabe-se que o acúmulo de DHT nos tecidos prostáticos leva à hiperplasia benigna.

Com nome científico Serenoa repens, a Saw Palmetto possui pequenos frutos na cor preta azulada que lembram as amoras, dos quais são obtidas as propriedades medicinais. São coquinhos arroxeados de gosto doce, que ficam maduros no hemisfério norte entre setembro e janeiro.

O extrato deles pode ser comprado em farmácias naturais em forma de cápsula, loção ou pó para fazer chá. Existe ainda a opção de adquirir Saw Palmetto misturada com outras plantas, entre elas a urtiga (Urtica dioica) e a ameixa africana (Pygeum africanum).

Seus princípios ativos incluem hidrocarbonetos, alcoóis terpênicos e cicloartenol; ácidos graxos livres esterificados (capróico, caprílico, cáprico, oléico, láurico, palmítico e mirístico); esteroides (beta sitosterol, campesterol e estigmasterol).

Graças a tais componentes, é possível aproveitar as propriedades da Saw Palmetto, entre elas: diurética, rejuvenescedora sexual, anti-inflamatória, antiestrogênica, afrodisíacas e antiedematosa.

A sabal conta com hastes espinhosas e serreadas, e cresce até cerca de 4 m, sendo originária do sudoeste norte-americano e muito comum na Flórida, nos Estados Unidos. Povos daquela região há tempos usam a planta como tônico sedativo e para combater problemas de próstata e bexiga.

Saw Palmetto: usos e advertências

Uma das maneiras de usar a Saw Palmetto é ingerindo uma ou duas cápsulas (no café da manhã e jantar). Já o pó costuma ser consumido na medida de uma colher (chá) em um copo de água, sendo dissolvido e bebido duas vezes ao dia.

Quanto à loção, normalmente, é aplicada no couro cabeludo, nas partes afetadas pela calvície, depois de lavar e secar os cabelos. Isso inclui ainda uma massagem rápida durante dois ou três minutos para absorção da Saw Palmetto. Lembrando de pressionar levemente e fazer movimentos circulares.

Atenção: este post tem função de informar. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um especialista naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Toda planta ou erva medicinal pode trazer em sua composição substâncias químicas com potenciais alergênico, inflamatório e intoxicante.

No que diz respeito aos efeitos colaterais da Saw Palmetto, há menção na internet de casos raros de dor de estômago, mudanças no paladar (gosto amargo), prisão de ventre, diarreia, vômito, náuseas e urticária.

Sobre as contraindicações, a planta não deve ser utilizada por gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade a ela.

Vale a pena destacar que aderir à fitoterapia requer alguns cuidados como: identificação correta da planta; perfeita colheita dela em local e tempo adequados; boas condições de armazenamento; uso da dose indicada; disposição para fazer o tratamento pelo período prescrito.

Cuide-se! Até breve…

Leave a Reply