Remédio caseiro para tosse: aprenda como fazer

Ninguém gosta de ficar com tosse, não é mesmo? Principalmente à noite, quando parece que seus sintomas acentuam mais ainda. Mas com certeza você já deve ter ouvido falar em muita receita de remédio caseiro para tosse, principalmente aquelas receitas mais antigas, do tempo de nossas avós.

Pois bem, existem receitas naturais que são tão eficazes que perduram por várias gerações, pois os resultados são realmente surpreendentes. Pensando nisso, nesse artigo nós separamos várias opções de remédio caseiro para a tosse, daquelas mais antigas e que são sucesso garantido até hoje por causa de seus resultados.

 

O que é a tosse?

 

Muitos não sabem, mas a tosse é um mecanismo de defesa natural que nós temos. Esse mecanismo de defesa através da tosse remove as substâncias indesejadas (corpos estranhos) do nosso aparelho respiratório. No entanto, a tosse pode também ser um sintoma de algum problema como gripe ou resfriado, mas também pode ser indicação de algo mais grave, como a bronquite ou até mesmo a enfisema pulmonar.

Precisamos nos atentar ao fato de que existem muitos remédios que ajudam a combater a tosse, porém, a maioria serve para aliviar apenas os sintomas, se fazendo necessária uma consulta ao médico para verificar a verdadeira causa do problema. Dessa forma, é possível fazer o tratamento adequado, de acordo com o que está provocando a tosse.

No entanto, se os sintomas estão realmente incomodando demais, você pode fazer uso de um bom remédio caseiro para tosse, a fim de encontrar um alívio mais rápido.

 

remédio caseiro para tosse

Remédio caseiro para tosse

 

A seguir, nós vamos dar várias opções de receitas para você. Todas elas são muito eficazes e você poderá escolher a que achar melhor.

 

Chá de mel e limão

Essa é uma das receitas mais antigas para tratamento da dor de garganta e da tosse. A combinação do mel com o limão faz um remédio perfeito para acabar com os sintomas.

Como fazer: Esprema 1 limão grande em meia xícara de água fervente. Adoce com 2 colheres (sopa) de mel. Tome esse chá quente, preferencialmente antes de dormir.

 

Chá de mel, limão e alho

A mesma receita do chá de mel com limão pode ser feita acrescentando o alho. Você pode fazer isso por causa das propriedades anti-inflamatórias do alho, que potencializam o efeito curativo do chá.

Como fazer: Macere um dente de alho e coloque para ferver em 1 xícara de água. Deixe ferver por 10 minutos ou até que a água reduza pela metade (resultando em meia xícara). Em seguida, esprema 1 limão grande nessa água com alho e deixe abafado por 5 minutos. Depois disso, coe e adoce com 2 colheres (sopa) de mel. Tome esse chá quente, preferencialmente bem quente e antes de dormir.

 

Xarope de Guaco com coca-cola

O guaco é um remédio caseiro para tosse dos mais potentes. E quando junto da coca-cola, seu efeito se potencializa ainda mais.

Como fazer: Coloque em uma panela 1 litro de coca-cola, 20 colheres de açúcar e 20 folhas de guaco. Deixe fervendo até reduzir e começar a engrossar. Quando apenas começar a engrossar, apague o fogo, pois depois de frio ele fica na consistência mais densa, como um xarope. É recomendado tomar de 1 a 2 colheres desse chá antes de dormir.

 

Chá de canela com gengibre

Outro remédio caseiro para tosse que é muito eficaz é o chá de canela com gengibre. Além de eficaz no combate aos sintomas da gripe, é delicioso.

Como fazer: Ferva 1½ xícara de água com 3 lascas de gengibre e 1 pau de canela. Deixe fervendo por 10 minutos, ou até que a água reduza para pouco menos de 1 xícara. Depois de pronto, adoce com mel a gosto. Tome esse chá quente, preferencialmente bem quente e antes de dormir.

 

Chá de hortelã

A hortelã é uma erva muito interessante para combater os sintomas da tosse. Você pode fazer o chá apenas de hortelã, mas se quiser, pode acrescentar limão ou gengibre ao seu chá.

Como fazer: Ferva 1 xícara de água e, depois de fervida, apague o fogo. Acrescente folhas de hortelã a essa água e tampe, deixando em infusão por 10 minutos. Depois disso, adoce com mel a gosto. Tome esse chá quente, preferencialmente bem quente e antes de dormir.

 

E, então, esse artigo sobre remédio caseiro para tosse foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de tratamentos medicinais com remédios naturais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *