Remédio caseiro para gripe: aprenda como fazer

Basta fazer um friozinho que já surgem os primeiros sintomas da gripe e resfriado. E quem gosta de ficar assim? Pois na hora que batem esses primeiros sintomas tão indesejáveis, está na hora de tomar um bom remédio caseiro para gripe.

 

Aliás, quando falamos em remédio caseiro para gripe ou remédio caseiro para tosse, nossas avós são campeãs de receitas que passam de geração a geração. E não é para menos, afinal, quem nunca experimentou um bom chazinho caseiro para curar gripes ou resfriados e logo se levantou da cama?

 

Assim sendo, acompanhe nosso artigo e conheça algumas opções de remédio caseiro para gripe. Nós separamos as melhores receitas para você aprender e já começar a fazer. Vamos lá?

 

 

Como surge a gripe?

 

Para quem não sabe, gripe e resfriado possuem alguns sintomas parecidos, mas não são a mesma coisa. A diferença básica está na intensidade dos sintomas, onde a gripe possui sintomas mais intensos do que o resfriado, que é um pouco mais leve. Além disso, o resfriado tem uma duração menor e pode ocorrer qualquer época do ano, enquanto a gripe se manifesta principalmente no inverno, provocando febres e podendo ser altamente contagioso.

 

 

Os primeiros sintomas que nos mostra a chegada da gripe é quando começamos a espirrar, sentir dores por todo o corpo e algumas vezes até mesmo febre e calafrios podem ocorrer. E quanto mais cedo começarmos a tratar, mais fácil será a recuperação. Por isso é sempre bom ter uma boa receita de remédio caseiro para gripe, pois nunca se sabe quando surgem os primeiros sintomas. Conheça alguns deles:

 

 

  • Dores musculares e nas articulações
  • Dores ao redor dos olhos
  • Fraqueza e cansaço
  • Corpo quente
  • Dores de cabeça
  • Dores de garganta
  • Tosse seca

 

remédio caseiro para gripe

 

Remédio caseiro para gripe

 

Uma boa receitinha de remédio caseiro para gripe é algo que não pode faltar, principalmente quando percebemos os seus primeiros sintomas. Por isso, tenha sempre à mão as receitas que vamos ensinar, pois são muito eficazes no combate aos sintomas da gripe e também resfriado. Vale lembrar que quando antes começar o tratamento, mais rápido acontece a cura.

 

Chá de mel com limão

Essa é uma das receitas básicas mais usadas para combater os primeiros sintomas da gripe, pois o chá de mel com limão, além de ser rico em vitamina C, ajuda a descongestionar o nariz e a garganta que tanto dificultam a respiração.

Como fazer: Adicione 2 colheres (sopa) de mel em meia xícara de água fervente. Em seguida, espreme um limão inteiro. Tome esse chá quente, preferencialmente antes de dormir. Mas preste atenção, porque o limão e o mel  não devem ser fervidos a fim de não perderem

Suco de laranja com limão e própolis

O remédio caseiro para gripe à base de laranja e limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer a imunidade. Além disso, o própolis tem ação anti-inflamatória natural, que ajuda a combater os problemas respiratórios e da garganta.

Como fazer: Esprema 2 laranjas e aqueça, de maneira que fique quente, mas sem chegar a ferver. Em seguida, acrescente 2 colheres de mel, 2 gotas de extrato de própolis e suco de 1 limão. Tome em seguida, enquanto ainda estiver quente, preferencialmente antes de dormir.

 

Chá de gengibre com limão

Outro clássico remédio caseiro para gripe é feito com a combinação de gengibre com limão. Esse remédio ganha um reforço anti-inflamatório do gengibre e uma boa dose de vitamina C do limão.

Como fazer: Corte 1 cm de gengibre em lascas e coloque para ferver em 1 xícara de água. Deixe fervendo por aproximadamente 5. Depois disso, apague o fogo e esprema o suco de 1 limão e adoce com 2 colheres (sopa) de mel. Tome enquanto ainda estiver quente, preferencialmente antes de dormir.

 

Xarope de alho

O alho é um dos melhores antibióticos naturais, por isso ele é muito eficaz como ingrediente principal em qualquer remédio caseiro para gripe.

Como fazer: Ferva meia xícara de água junto com 6 colheres de açúcar e 10 dentes (grandes) de alho amassados. Deixe em fervura por cerca de 10 minutos, ou até que se comece a ficar mais encorpado. Não deixe engrossar muito no fogo, pois depois que esfria a tendência é ele engrossar mais. Depois de pronto, coe coloque em um recipiente. Tome 2 colheres ao dia.

 

 

E, então, esse artigo sobre remédio caseiro para gripe foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de tratamentos medicinais com remédios naturais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *