Remédio caseiro para gases: aprenda como fazer

Realmente o surgimento de gases é algo que incomoda bastante, principalmente quando são em excesso. Mas será que existe algum tipo de remédio caseiro para gases?

 

Neste artigo nós vamos falar sobre o que provoca os gases e a melhor forma de combater os seus sintomas através de tratamentos naturais. Acompanhe-nos até o final e conheça algumas receitas de remédio caseiro para gases que são muito eficazes.

 

 

O que são gases

 

Os gases podem ser estomacais e também intestinais. Mas para fazer um tratamento adequando e acabar com os sintomas, precisamos primeiramente saber quais são as causas que estão provocando esse incômodo.

 

Na verdade, todos nós temos gases intestinais e estomacais, e estes gases são sempre eliminados através do arroto ou pelo reto. E quando a pessoa elimina uma grande quantidade de gases pelo reto, isso é chamado também de flatulência.

 

Para melhor identificarmos, existem alguns sinais indicadores da presença de gases estomacais, que são dores e inchaços abdominais. Além disso, a pessoa fica com o aspecto da barriga dura, estufada e algumas vezes até com cólicas abdominais, além da flatulência.

 

O curioso é que, embora tenha um odor desagradável, os gases intestinais são produzidos por vapores sem cheiro: dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e metano. No entanto, esse odor característico e desagradável da flatulência ocorre por conta das bactérias presentes no intestino. Essas bactérias acabam liberando certas quantidades de gases que contêm enxofre, daí o cheio desagradável.

 

 

Quais são as causas dos gases

 

Existem muitos fatores que provocam os gases. Alguns deles são:

 

 

Engolir o ar

Ao engolirmos ar, nossa barriga fica inchada, provocando arrotos para a liberação desse ar. Isso pode ser provocado por estar mascando chicletes, bebidas gaseificadas ou mesmo por comer rápido demais.

 

Alimentos de difícil digestão

Alguns alimentos possuem uma digestão mais difícil do que outros, pois eles levam mais tempo de serem digeridos. É o caso dos alimentos gordurosos e os ricos em fibras, que aumentam a fermentação provocando o surgimento de gases.

 

Estilo de vida sedentário

A pessoa com estilo de vida sedentário não se exercita, e por isso tem uma digestão muito mais lenta dos alimentos. Com a lentidão na digestão, os alimentos começam a fermentar, liberando uma grande quantidade de gases. A prática de exercícios físicos pode ajudar a combater essa causa.

 

Bebidas com gás ou antiácidos

As bebidas com gás ajudam a engolirmos mais ar, por isso arrotamos mais ao consumirmos bebidas gaseificadas. Já os antiácidos, alguns deles como o bicarbonato de sódio, por exemplo , também provocam o aumento ou surgimento de gases.

 

Prisão de ventre

Pessoas que sofrem de prisão de ventre estão propensas a ter muitos gases, pois as fezes permanecem mais tempo no intestino. Dessa forma, essas fezes aumentam a fermentação, dificultando a saída dos gases formados, fazendo com que a pessoa tenha gases presos.

 

remédio caseiro para gases

 

Remédio caseiro para gases

 

A seguir, vamos dar algumas soluções de remédio caseiro para gases que são muito eficazes no combate aos seus sintomas. Uma das formas mais fáceis de se fazer um tratamento para alívio rápido dos gases é através de chás, que devem ser consumidos em temperatura morna.

 

Existem algumas ervas que são excelentes para o alívio dos sintomas dos gases por terem propriedades antiespasmódicas, que facilitam a passagem das fezes pelo intestino. Dessa forma, a pessoa sente um alívio imediato das dores provocadas, que são diminuídos gradativamente.

 

Para fazer esses chás, as melhores ervas para combater os gases são:

 

  • anis estrelado
  • erva-doce
  • folhas de abacate
  • funcho
  • genciana
  • sementes de cardamomo
  • tintura de coentro

 

 

Como preparar o chá contra os gases

 

Você pode escolher uma das ervas que mencionamos e fazer o seu próprio chá. Se quiser, você pode também combinar algumas delas entre si, por exemplo: chá de erva doce com folhas de abacate, chá de funcho com sementes de cardamomo etc. Se não quiser combiná-las, não tem problema, escolha uma delas e perceba os resultados satisfatórios que você vai ter.

 

Para preparar o chá, ele deve ser feito em infusão, ou seja, a erva não deve passar pelo processo de fervura. Primeiramente, ferva a água e quando ela tiver fervendo, apague o fogo e coloque a erva escolhida. Em seguida, tampe e deixe em repouso por 10 minutos ou até que baixe a temperatura. Quando estiver morno, o chá estará pronto para o consumo.

 

 

Exercício para ajudar a eliminar os gases

 

Além dos chás, você também pode fazer um exercício abdominal que é excelente para ajudar a eliminar os gases intestinais.

 

Deite-se de barriga para cima, dobre as pernas e eleve-as, trazendo os joelhos para a sua direção. Dessa forma, você irá comprimir a sua barriga com a ajuda das pernas. Faça esse exercício por uma sequência de 10 a 15 vezes.

 

 

E, então, esse artigo sobre remédio caseiro para gases foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de tratamentos medicinais com remédios naturais.

 

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *