Remédio caseiro para enxaqueca: aprenda como fazer

Ela vem de repente e, quando você percebe, já está de cama e com as luzes apagadas. A dor é implacável, e não demora para surgirem alguns enjoos e ânsias de vômito. Será que existe algum remédio caseiro para enxaqueca que ajude a combater esse mal?

 

Acompanhe nosso artigo e saiba que com algumas receitas de remédio caseiro para enxaqueca é possível aliviar esses sintomas que tanto incomodam.

 

O que é enxaqueca

 

Muitas pessoas confundem enxaqueca com dores de cabeça. A enxaqueca é diferente, pois ela tem um potencial de dor muito maior do que uma simples dor de cabeça. Além disso, a enxaqueca pode durar horas ou até mesmo dias, e geralmente vem acompanhada de alguns sintomas, bem como:

 

  • Enjoo e ânsia de vômitos
  • Hipersensibilidade à luz, nenhum tipo de claridade é suportada.
  • Hipersensibilidade ao barulho, onde qualquer barulho, até o menor, chega a incomodar.
  • Hipersensibilidade aos cheiros, qualquer tipo de cheiro é de grande incômodo, podendo até mesmo ser motivo de desencadear crises
  • Hipersensibilidade do couro cabeludo e face, sendo difícil até mesmo encostar no lado acometido pela dor.
  • Inchaço que pode ser apenas ao redor dos olhos, na face ou até mesmo em todo o corpo
  • Visão embaçada
  • Tontura
  • Alterações de humor
  • Sensação de cabeça pesada
  • Medo
  • Alterações da pressão arterial, podendo aumentar ou diminuir consideravelmente
  • Formigamento
  • Diurese
  • Diarreia etc

 

Nos casos mais agudos de enxaqueca, a pessoa chega a ter a visão embaçada, de pontos luminosos e até mesmo cegueira parcial, fala embaralhada e formigamentos na face e no corpo.

 

Trata-se, na verdade, de uma doença crônica. Isso significa que depois que ocorre a primeira crise, elas podem se tornar recorrentes.

 

Mas o que seria a enxaqueca, fisiologicamente falando? Trata-se de uma doença provocada por um desequilíbrio químico no cérebro. Esse desequilíbrio envolve hormônios e algumas substâncias que resulta em uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais. Esses sintomas são provocados por fatores genéticos ou até mesmo por causa do estilo de vida da pessoa, mas seja qual for a causa, deve ser tratada.

 

remédio natural para enxaqueca

Remédio caseiro para enxaqueca

 

Quem sofre de enxaqueca deve ter consciência de que se trata de uma doença crônica, portanto, deve ser tratada. Por isso, faz-se necessário um acompanhamento médico, porém, o uso de algum tipo de remédio caseiro para enxaqueca pode ser muito útil para ajudar no alívio imediato dos sintomas. Veja alguns deles.

 

Chá de gengibre

Corte em lascas ou rale um pedaço de gengibre de cerca de 3cm (ou 50g). Em seguida, ferva 1 litro de água com esse gengibre por 15 a 20 minutos, deixando reduzir bem a água. Depois desse período, apague o fogo e coe o chá, que poderá ser consumido ao longo do dia, quantas vezes quiser.

Chá de laranjeira e erva cidreira

Coloque para ferver 2 xícaras de água. Depois que tiver fervido, apague o fogo e acrescente algumas folhas de laranjeira e algumas folhas de erva cidreira. Deixe tampado em repouso por 15 minutos, podendo ser consumido depois disso. Tome esse chá 3 vezes ao dia.

 

Cataplasma de folhas de limeira

Você deverá macerar um punhado de folhas de limeira junto com um pouquinho de água (apenas para auxiliar na maceração) em um pilão. Faça esse procedimento até que seja formada uma pasta, que deverá ser aplicada diretamente na área da cabeça onde a dor estiver mais preponderante. Enrole com uma gaze ou faixa de tecido e deixe esse cataplasma agindo por meia hora.

 

Chá misto de ervas

Existem algumas ervas medicinais que são excelentes para o tratamento natural da enxaqueca. Você pode fazer um chá com todas essas ervas, consumindo-o  três vezes ao dia. São elas: cavalinha, chapéu-de-couro, tansagem, dente-de-leão e alfazema.

 

E, então, esse artigo sobre remédio caseiro para enxaqueca foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de tratamentos medicinais com remédios naturais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *