Remédio caseiro para caspa: aprenda como fazer

Você conhece algum remédio caseiro para caspa? Pois é, muitas pessoas que sofrem desse terrível mal sempre se perguntam se pode haver uma solução caseira para melhorar os sintomas da caspa. Afinal, ninguém se sente bem com o aspecto desagradável que essa descamação acaba provocando. Aliás, esta é uma das principais queixas nos consultórios médicos dermatológicos, e não pense que é um mal exclusivo das mulheres, não.

 

A caspa é uma descamação no couro cabeludo que acontece tanto com homens como com mulheres. Se você quer conhecer opções de remédio caseiro para caspa, continue lendo nosso artigo. Como sempre, nós vamos falar sobre as soluções medicinais naturais que são ótimas opções para quem quer fugir dos remédios farmacológicos.

 

 

Afinal, o que é a caspa

 

Quem tem problemas com caspa sabe bem o que é sofrer com essa descamação do couro cabeludo que tanto constrange. Pois as pessoas que sofrem com a caspa, acabam também sofrendo com outros problemas decorrentes, como coceiras, por exemplo.

 

Para entendermos melhor, a caspa tem o nome clínico de dermatite seborreica, que consta de uma alteração na produção de sebo na glândulas sebáceas. Mas engana-se quem pensa que esse problema só acontece no couro cabeludo. A dermatite seborreica também pode afetar áreas como sobrancelhas, cílios, tronco e face.

 

Dessa forma, a caspa surge devido à colonização de fungos na pele, além de grande quantidade de sebo nas glândulas sebáceas. Isso acontece também porque o couro cabeludo fica ressecado, soltando pequenas partículas que descamam sobre os ombros, provocando grande constrangimento. Mas existem outros fatores que também contribuem para o surgimento da caspa, bem como uma alimentação desregrada, excesso de estresse e até mesmo o uso de determinados produtos químicos no couro cabeludo.

 

Existem dois tipos de caspa, a seca e a oleosa. A caspa seca possui uma descamação fina que não adere ao couro cabeludo. Esse tipo de caspa não possui sinais inflamatórios singnificativos. Já a caspa oleosa é aquela que possui uma descamação mais densa, com escamas gordurosas e de cor amarelada. Esse tipo de descamação adere aos fios de cabelo e também ao couro cabeludo e possui um quadro inflamatório maior que a caspa seca.

 

Por causa do grande incômodo que essa descamação provoca, muitas pessoas acabam recorrendo a algum tipo de remédio caseiro para caspa, a fim de acelerar o processo de cura dos sintomas. Afinal, quem não se incomoda com esses terríveis pontinhos brancos, não é mesmo?

 

remédio caseiro para caspa

 

Remédio caseiro para caspa

 

Como já vimos, uma das melhores soluções para acabar com esse problema de descamação é fazendo uso do remédio caseiro para caspa. A seguir, vamos dar algumas receitas que são muito funcionais no combate a esse mal.

 

 

 

Vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã é um poderoso remédio caseiro para caspa, pois ele possui um poder antisséptico e antibacteriano muito forte. Assim sendo, você pode tratar os sintomas da caspa usando o vinagre de maçã puro ou combinado com outros ingredientes. Mas lembre-se: para obter melhores resultados, é aconselhável que seja usado o vinagre de maçã orgânico.

 

Vinagre de maçã puro

 

Faça massagens no couro cabeludo com uma boa quantidade de vinagre de maçã. Deixe agindo por 20 minutos e depois enxague em água morna. Faça esse procedimento 3 vezes por semana.

 

Vinagre de maçã com alecrim e menta

 

Prepare o seu remédio caseiro para caspa colocando alguns ramos frescos de alecrim e de menta em 1 litro de vinagre de maçã orgânico. Deixe essa mistura em uma garrafa com tampa, deixando repousar por 20 a 30 dias em um local escuro e em temperatura ambiente. Depois desse período , coe e seu remédio está pronto para uso. Faça massagens no couro cabeludo com esse remédio e deixe agir por 20 minutos. Depois disso, enxague com água morna. Faça esse procedimento 3 vezes por semana.

 

Dente de leão

 

O dente de leão deve ser consumido para tratamento via oral contra a caspa. Prepare um chá de dente de leão em infusão, deixando repousar por 10 minutos. Depois que estiver morno, beba o chá. Faça esse procedimento 3 vezes ao dia, todos os dias, até que os sintomas comecem a diminuir.

 

E então, este artigo sobre o remédio caseiro para caspa foi útil para você? Se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

 

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *