Quebracho: conheça os efeitos desta casca de árvore

O quebracho é uma planta, cuja casca possui usos medicinais diversos. A planta é originária da América do Sul, especialmente na Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.

Geralmente, ela aparece nas formas de quebracho branco ou vermelho. Cada um possui algumas diferenças essenciais, mas sua finalidade não é exatamente distinta. O tipo mais comum da planta é o branco.

Nas medicinas tradicionais, a casca de quebracho é utilizada para o tratamento de asma e outras condições respiratórias. Além disso, é utilizado para diminuir congestões e peitorais e estimular a respiração.

Adicionalmente, é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea, espasmos, retenção de fluidos, febre e dores. Também é largamente utilizado como um afrodisíaco masculino. Em algumas culturas, casca do quebracho é utilizada como tempero em comidas e bebidas.

Saiba tudo sobre esta curiosa planta e seus efeitos no corpo:

O que é o quebracho?

quebracho2

O quebracho é um árvore típica da América do Sul, que pode crescer por até trinta metros. É alta e reta, com um topo que espalha-se em diversas ramificações. A madeira destas árvores é bastante valiosa, e seu nome é derivado de sua dureza. Seu nome vem da união das palavras “quebrar” e “hacha”, do espanhol, respectivamente quebrar e machado.

Embora sua madeira seja valiosa, é sua casca que possui fins medicinais. Ela possui um tom cinzento e amarelado, com uma textura fibrosa mas macia e pequenos furos. Seu sabor é bastante amargo, mas praticamente não possui nenhum aroma.

Há dois tipos de árvores comercialmente chamados de quebracho. O mais comum é o branco, de onde são feitos a maioria dos extratos e temperos, assim como a madeira utilizada comercialmente.

O quebracho na história do continente

Embora a origem do seu nome atual venha dos colonizadores espanhóis, há registros de que o quebracho já era utilizado pelos povos nativos. Desde o início da colonização, até o desenvolvimento de um comércio da madeira do produto, praticamente não houve exploração comercial da planta.

Foi apenas na segunda metade do século XIX que as exportações da madeira começaram a ser realizadas para a Europa. Até então, seu uso era esparso, e geralmente dizia respeito à casca da planta,

Principais utilizações do quebracho

Os benefícios e tratamentos associados a esta casca de árvore geralmente estão associados às seguintes condições:

  • Asma;
  • Problemas pulmonares;
  • Tosse;
  • Alta pressão sanguínea;
  • Espasmos;
  • Retenção de fluidos;
  • Cólicas menstruais;
  • Febres;
  • Falta de libido;

Efeitos do quebracho no corpo

quebracho-3

Quando o organismo entra em contato com os componentes do quebracho, a facilidade de respiração rapidamente é percebida. A capacidade e a profundidade da inalação são os principais afetados positivamente. Acredita-se que isso ocorra em função da ação direta sobre o sistema respiratório central e a queda de pressão sanguínea.

Este efeito na pressão sanguínea, aliás, é outro dos principais efeitos dos componentes da planta no corpo. Ela não apenas favorece a respiração, mas diversas outras condições que exigem um organismo em funcionamento mais adequado.

A variação vermelha da planta, por sua vez, possui efeitos mais estimulantes no sistema gastrointestinal. Tanto as versões cristalizadas quanto em extrato de quebracho possuem efeitos semelhantes no corpo, podendo ser utilizadas, desde que com moderação.

Veja também:

Comments 1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *