Pedilúvio quente – O tratamento relaxante

Você sabe o que é o pedilúvio quente?

 

Também conhecido como escalda pés, o pedilúvio quente é uma prática milenar, cujo método relaxante para o corpo é capaz de nos trazer muitos benefícios. O uso do escalda pés estimula toda a circulação dos membros inferiores, além de aliviar o cansaço acumulado e o estresse. Perfeito para a recuperação do equilíbrio físico e emocional.

 

Era uma prática muito usada antigamente, no tempo de nossos avós, mas desconhecia-se todo poder terapêutico que ele realmente possui. A prática do pedilúvio quente antigamente era feita apenas tirar a friagem dos pés, aquecendo-os ao chegar em casa após uma chuva ou exposição ao tempo frio. Também utilizavam muito no combate à gripe e como tratamento de dores articulares. Mas os benefícios do escalda pés vão muito além disso.

 

Quais os benefícios do pedilúvio quente

 

Engana-se quem pensa que um bom escalda pés é bom só para gripe ou para esquentar os pés em dias frios. Confira todos os seus benefícios:

 

  • Reduz o inchaço
  • Relaxa o corpo
  • Auxilia no tratamento contra a depressão
  • Alivia o estresse
  • Recupera o equilíbrio físico e emocional
  • Combate a má circulação sanguínea
  • Diminui calos
  • Possui efeito calmante e vivificante
  • Regula a menstruação escassa
  • Enfermidades de baixo ventre
  • Combate a gripe
  • Combate o reumatismo, etc.

 

Os efeitos do pedilúvio quente ainda podem ser potencializados com o uso de ervas medicinais e óleos essenciais.

 

Como preparar o pedilúvio quente

 

Embora ele também tenha o nome de escalda pés, obviamente a temperatura, embora quente, não deve atingir uma temperatura tão alta que não possamos suportar. Seu preparo é bem simples. Consiste basicamente em colocar uma certa quantidade de água quente em uma bacia, que seja suficiente para imersão dos pés, deixando-os imersos por algum tempo.

 

Você deverá, então, mergulhar os pés em uma bacia com água quente na altura das panturrilhas. Deixe-os de molho por aproximadamente 15 a 20 minutos. Você pode ir acrescentando mais água quente à medida que a água da bacia for esfriando.

 

Agora vem a parte melhor. Você pode dar o efeito que quiser ao seu pedilúvio quente, podendo ser um efeito medicinal ou simplesmente relaxante. Para isso, acrescente à água quente algumas gotas de óleo essencial com o benefício que você desejar.

 

Se você deseja, por exemplo, um escalda pés com efeito relaxante, pingue gotas essenciais de laranja, eucalipto ou menta. Para um efeito medicinal contra bronquite ou asma, por exemplo, use gotas de lavanda, e assim por diante. Você pode substituir os óleos essenciais por ervas com efeitos medicinais, como folhas e flores.

 

Além dos óleos essenciais, um dos ingredientes que não pode faltar no seu pedilúvio quente é o sal grosso. Além de potencializar a sensação de relaxamento, ele ajuda a aliviar dores e tensões, além de ter um forte poder desintoxicante. Por causa desse poder desintoxicante, ele ajuda na redução de inchaços, pois auxilia na drenagem de líquidos retidos.

 

Experimente fazer o pedilúvio quente com o auxílio de uma boa massagem. Você pode também optar pela automassagem, colocando bolinhas de gude no fundo da bacia, friccionando a planta de seus pés sobre elas.

 

Ao retirar os pés da água, finalize com uma boa massagem nos pés com gel ou pomada à base de arnica ou cânfora. Esse procedimento irá aumentar ainda mais a sensação de relaxamento e bem estar.

pedilúvio quente

Confira a seguir, uma receita de escalda pés relaxante.

 

Em uma bacia pequena coloque:

 

2 litros de água quente

1 xícara de chá de camomila bem forte

2 colheres de sopa de sal grosso

5 gotas de óleo essencial de lavanda

5 gotas de óleo essencial de capim limão

Um punhado de bolinhas de gude.

 

Mergulhe os pés nessa mistura, lembrando-se sempre de fazer a automassagem nos pés com o auxílio das bolinhas de gude.  Após 20 minutos nesse pedilúvio quente, seque os pés com uma toalha limpa e faça uma leve massagem com um creme à base de arnica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *