Pata de vaca: usos e benefícios

A árvore pata de vaca é uma planta nomeada em função do formato de suas folhas levemente bifurcadas. Trata-se de uma árvore capaz de crescer pouco menos de dez metros, que gera sementes marrons e flores brancas, de pétalas compridas.

É uma planta típica de florestas tropicais – especialmente da Amazônia. É, portanto, nativa do Brazil, do Peru e de algumas partes do Paraguai e da Argentina. Está bastante presente, também, na mata Atlântica.

A pata de vaca é comumente utilizada por seus benefícios para quem sofre com a diabetes. Ela pode ser encontrada em sua forma natural, ou em lojas especializadas em erva. Não há registros dos usos históricos da planta para a saúde, em função dos povos que a utilizavam.

Além do tratamento para diabetes, utiliza-se a planta para diversos outros fins. É o caso da aplicação tópica para tratar picadas de animais, assim como o tratamento de elefantíase. Entenda os efeitos e a ação da pata de vaca em nossa saúde, e quais estudos já foram realizados a respeito da planta:

33669d795e4a990d41aa5cc3c15eb2b7

Benefícios para a saúde

Entre os principais benefícios da pata de vaca para a saúde, destacam-se:

Tratamento e prevenção da diabetes

A pata de vaca é bem conhecida na comunidade de estudos botânicos. Na verdade, a primeira pesquisa realizada a respeito de sua influência na diabetes ocorreu em 1929, no Brasil. O estudo foi evoluído até os dias atuais.

Em 1941, por exemplo, houve a primeira publicação a respeito da atuação da planta sobre o organismo humano, com pacientes humanos sendo testados. A confirmação de sua eficiência ocorreu em 1945. Desde então, estas pesquisas evoluíram, popularizando a planta como uma ótima ferramenta contra a diabetes.

Antes mesmo da confirmação da possibilidade de substituição parcial da insulina pela planta, seu uso já era feito por muitas pessoas. Na década de 1980, permitiu-se seu uso “oficial” para a questão. Para o tratamento, recomenda-se a ingestão dos nutrientes através de chá, consumido diariamente.

Ação antioxidante

Muitos dos componentes da pata de vaca – como os flavonoides – oferecem uma ação antioxidante muito benéfica para o corpo. Eles combatem a presença de radicais livres, que geram lesões celulares. Desta forma, trata-se de uma maneira de diminuir danos aos órgãos, assim como prevenir o surgimento de tumores.

Astragalin as well as flavonoids, alkaloinds and glycosides are found in the leaves. Some of these compounds help to repair kidney cells and also have diuretic properties.

Efeito diurético

Outro fator que auxiliou no desenvolvimento da pata de vaca como um remédio herbal é seu efeito diurético. Ele diminui toxinas no corpo, melhora o funcionamento do trato urinário e, ainda, reduz pedras nos rins.

Cuidados e contraindicações

beneficios-do-cha-de-pata-de-vaca

A pata de vaca não possui efeitos colaterais perigosos em geral. Deve-se ter cuidado, no entanto, em relação à sua capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Embora a diminuição do índice glicêmico seja benéfico na maioria dos casos, pessoas com hipoglicemia podem prejudicar-se do fator, aumentando riscos de crises.

Por isso, se você sofrer de baixos níveis de açúcar no sangue, convém tomar chás que contenham esta planta apenas em ocasiões acompanhadas de alimentos adequados.

Veja também:

Leave a Reply