Afinal, você sabe para que serve o Matchá?

Embora as origens remontem ao longo de milhares de anos no Japão, o queridinho do momento é o matchá. E com ele, seguem as mais diversas inovações culinárias feitas, bem como: bebidas, muffins panquecas, biscoitos, tortas, sorvetes etc. Mas, afinal, você sabe para que serve o Matchá?

Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre essa poderosa bebida, e conheça todos os seus benefícios à saúde.

 

O que é o Matchá

 

Na verdade, matchá é uma forma especial de chá verde. Seu nome significa, literalmente, “chá em pó”. Ou seja, quando você pede um chá verde tradicional, os componentes das folhas são infundidos na água quente, sendo as folhas descartadas depois. Com o matchá isso não acontece, você está bebendo as folhas reais, que foram finamente transformadas em pó.

Mas também existem outras diferenças. Ao contrário do chá verde tradicional, a preparação de matchá envolve em cobrir as folhas do chá, fazendo como uma sombra, antes de serem colhidas. Esse processo irá desencadear o crescimento de folhas com melhor sabor e textura. Depois disso, suas folhas são selecionados à mão e cozidos brevemente no vapor, a fim de parar o processo de fermentação. Depois, as folhas passam por um processo de secagem armazenamento frio, o que aprofunda ainda mais o sabor. Feito todo esse processo é que as folhas secas serão então trituradas e transformadas em um fino pó.

 

Para que serve o Matchá?

 

Para quem ainda não conhece, o Matchá é excelente para promover diversos benefícios à nossa saúde. Isso porque, como ele é feito das folhas de chá de alta qualidade, o Matchá se transforma na mais potente fonte de nutrientes. Por isso ele é muito mais potente do que o chá verde tradicionalmente feito com a infusão das folhas.

Além disso, o Matchá fornece pequenas quantidades de vitaminas e minerais, além de ser rico em antioxidantes. Esses antioxidantes são chamados de polifenóis, que auxiliam na proteção contra doenças cardíacas e câncer. Mas o benefícios não param por aí. O Matchá também ajuda na regulação do açúcar no sangue, redução da pressão arterial e antienvelhecimento. Um dos polifenóis encontrados no Matcha, o EGCG, é um poderoso aliado no aumento do metabolismo, além de interromper o crescimento de células cancerígenas.

 

para que serve o Matchá

 

Contém mais cafeína

 

Por conta do processo que o Mathá é produzido, suas folhas inteiras e preservadas pode nos fornecer até três vezes mais cafeína do que uma xícara de chá verde.  Estudos recentes têm comprovado os efeitos dos fitoquímicos no Matchá  sobre o humor e a cognição. Isso, porque a combinação de cafeína e L-teanina promove uma melhora significativa no desempenho de tarefas, principalmente as que demandam atenção e alerta. Os estudos também comprovaram que beber chá verde reduz o estresse e alivia os nervos.

Os amantes de Matcha dizem que, em comparação à ação da cafeína do café, o Matchá cria uma espécie de “calma alerta”. Isso acontece devido a uma substância natural que contém l-teanina, que induz relaxamento sem sonolência. Ainda assim, é aconselhável que não se consuma o Matchá por, pelo menos, seis horas antes da hora de dormir.

E se você ainda tem dúvidas para que serve o matchá, os benefícios não param por aí. Essa poderosa bebida é carregada de antioxidantes. Além disso, também possui propriedades antimicrobianas que inibem o crescimento de bactérias causadoras das cáries e problemas bucais.

As catequinas presentes em sua composição ajudam com os problemas cardíacos. Segundo estudos, elas têm a capacidade de prevenir doenças, tais como:

  • Aterosclerose
  • Hipertensão
  • disfunção endotelial
  • cardiopatias isquêmicas
  • cardiomiopatia
  • hipertrofia cardíaca
  • insuficiência cardíaca congestiva
  • diminuição do estresse oxidativo
  • eventos inflamatórios

 

para que serve o Matchá

 

Onde encontrar o Matchá

 

Você pode encontrar essa poderosa bebida em forma de pó em casas de produtos naturais, farmácias de manipulação e também pela internet.

 

E então, o artigo “Para que serve o Matchá” foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply