Os benefícios do tomilho – saiba como usá-lo em favor de sua saúde

Você conhece os benefícios do tomilho? Se existe uma planta muito popular na cozinha brasileira, esta é o tomilho. Além disso, é muito fácil de encontrá-lo como tempero seco ou mesmo in natura, em vários mercados. Sua maior utilização é como tempero, ressaltando o sabor de carnes, cremes e sopas. Mas para quem não sabe, ele é também uma poderosa planta medicinal.

 

Através desse artigo, você irá conhecer os benefícios do tomilho, bem como as propriedades medicinais dessa deliciosa iguaria.

 

 

O que é o tomilho

 

Seu nome científico é Thymus vulgaris, e se trata de uma planta cujas folhas são pequenas e roxas. Suas folhas se caracterizam por serem bem pequenas. Seu sabor acentua os melhores pratos, principalmente como condimento de carnes. Além disso, aroma é um detalhe à parte, que faz dessa planta um verdadeiro sucesso na cozinha.

 

São as folhas do tomilho que conferem aos pratos esse sabor inigualável, que enriquecem diferentes tipos de pratos. Dentre eles podemos destacar: batatas assadas com tomilho, sopas, cremes, guisados e principalmente carnes assadas ou refogadas com essa iguaria. Aliás, para o uso do tomilho não há regra. Com criatividade, ele pode compor os melhores pratos, dando um sabor divino em suas refeições.

 

Além de ser usado como condimento, o tomilho também possui propriedades medicinais. Vamos conhecê-las?

 

 

Os benefícios do tomilho como planta medicinal

 

O tomilho é um excelente medicamento natural alternativo, capaz de tratar diversos males. Um de seus principais benefícios está no tratamento da acne, sendo um excelente exterminador de bactérias. Aliás, em muitos casos o tomilho tem demonstrado ser muito eficiente para o tratamento da acne do que muitos compostos artificiais que encontramos por aí. Isso não é maravilhoso?

 

Outro dos grandes benefícios do tomilho está no seu poder antisséptico, pois ele é um poderoso agente que atua no combate e destruição de micróbios causadores de infecções. Em casos de dor de garganta, por exemplo, basta que você faça uma infusão dessa planta e realize um gargarejo. Isso fará com que seja eliminada a infecção nas glândulas.

 

Outro benefício é o óleo de tomilho. Ele é amplamente utilizado para combater infecções por fungos nas unhas dos pés. Para realizar esse tipo de tratamento, basta colocar os pés em uma bacia com água o suficiente para cobrir os dedos. Feito isso, adicione 2 gotas de óleo de tomilho, mantendo os pés mergulhados nessa solução por 20 minutos. Os resultados curativos são incríveis.

 

Ainda sobre o seu poder antibiótico e antisséptico, isso se dá por conta do seu elevado teor de timol, um dos mais poderosos antibióticos, antibacterianos e antissépticos naturais. Isso faz do tomilho um excelente medicamento natural para combater os patogênicos respiratórios que causam a maioria das infecções respiratórias.

 

benefícios do tomilho

 

O tomilho também é excelente no combate à anemia. Isso, porque ele possui um alto teor de ferro, que pode elevar consideravelmente os níveis de hemoglobina no sangue. Ele também ajuda a aliviar os sintomas do mal estar e febre, tornando-se uma ótima medida para o tratamento da gripe e resfriado comum. Outra função se dá através de sua ação desinfetante que ajuda a cicatrizar as feridas abertas.

 

E o que dizer de seu poder digestivo? Um dos benefícios do tomilho é também impedir a formação de gases. Além isso, ele também controla a acidez e alivia as cólicas e dores de estômago. Infusões de tomilho também podem ser usadas para recuperar o apetite, por isso é tão recomendado em tratamentos de doenças crônicas e anorexia.

 

Para melhorar o sistema nervoso também podemos fazer uso do tomilho. Isso, porque ele possui um composto chamado lisina, que facilita o relaxamento e promove o sono. Para isso, basta fazer uma infusão de tomilho antes de dormir. Isso irá conferir boas horas de sono, além de acalmar os nervos em situações de agitação. Ele é um ótimo remédio natural para melhorar a oxigenação cerebral, por isso ele é um ótimo auxiliar em tratamentos a doença de Alzheimer.

 

 

Como ter sempre tomilho em casa

 

Uma das melhores formas de você ter o tomilho fresquinho em sua casa é através do cultivo dessa planta. Trata-se de um condimento muito fácil de ser cultivado, e você pode tê-lo em pequenos vasinhos. Faça isso mesmo morando em apartamento.

 

 

E, então, gostou de conhecer os benefícios do tomilho e o que ele pode fazer pela sua saúde? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply