Os benefícios da pinha – a famosa fruta do conde

Ela também é popularmente conhecida como fruta do conde, mas seu nome científico é “annona squamosa”. Já sabe que estamos falando da pinha, não é mesmo? Pois essa maravilha da natureza, cheia de sementes e ao mesmo tempo tão suculenta, é mais do que apenas uma fruta gostosa. Isso, porque os benefícios da pinha vão além do que você possa imaginar.

Pois se você é fã dessa deliciosa fruta, fique aqui conosco e saiba mais sobre todos os benefícios que ela pode trazer à sua saúde. Afinal, com a pinha nós podemos aliar sabor e saúde em uma só fruta! Acompanhe nosso artigo!

Conhecendo um pouco mais sobre a pinha

A pinha, também conhecida como fruta do conde, é da mesma família da graviola, as Anonáceas. É uma fruta “carnuda” e de muito sabor, mas que também possui muitos benefícios à nossa saúde, graças às suas vitaminas e minerais.

Dentre os seus nutrientes, podemos encontrar:

  • Carboidratos
  • Fósforo
  • Ferro
  • Cálcio
  • Proteínas
  • sais minerais
  • hidratos de carbono
  • vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Dentre as suas funções, podemos destacar as suas propriedades adstringentes, diuréticas, inseticidas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, antiespasmódicas e purgantes. Mas o que essas propriedades podem proporcionar de benefícios pelo nosso corpo? Você irá se surpreender.

Os benefícios da pinha para o nosso corpo

A pinha é uma fruta rica em fibras, o que atribui a ela uma ação que promove o bom funcionamento do nosso intestino. Com o bom funcionamento do intestino, várias outras áreas de nosso corpo passam a funcionar melhor, bem como pele, unhas, cabelos. Até mesmo o nosso humor sofre influência direta do intestino, melhorando consideravelmente à medida que o intestino passa a funcionar de forma adequada.

Outro dos grandes benefícios da pinha é que ela é capaz de regular os níveis do mau colesterol (LDL) e também controlar a pressão arterial. Por causa da vitamina C presente em sua composição, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças diversas. Outro benefício das vitaminas A e C podem contribuir muitos benefícios à pele, unhas e cabelos.


Pinha Fruta do Conde

Por ser rica em antioxidantes, é um excelente auxiliar no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. A fruta do conde também é altamente indicada para o tratamento de diversos males, dentre eles: anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo,  estresse, e demais irregularidades do sistema nervoso.

E não para por aí. Ela é um excelente coadjuvante no alívio da enxaqueca e melhoram a qualidade do sono. Além disso, o cálcio presente em sua composição, ajuda na formação óssea.

Como consumir a pinha

Essa é uma fruta que pode ser consumida em todas as suas partes, bem como as folhas, sementes, frutos, casca do tronco e até mesmo suas raízes.

Essa deliciosa fruta pode ser consumida in natura a qualquer  momento do dia. Você pode consumi-la como sobremesa ou como um lanche da manhã ou mesmo lanche da tarde. O consumo da pinha pode ser um excelente auxiliar no tratamento da anemia e desnutrição, devido à sua alta concentração de vitaminas. Experimente gelada em dias de calor. É simplesmente uma delícia!

Quanto às suas folhas, estas podem ser utilizadas para o preparo de chás, que são benéficos para acalmar espasmos e cãibras, além de auxiliar no funcionamento do intestino e no tratamento da anemia, colite e desnutrição.

Já as sementes podem ser trituradas e usadas para enriquecer outras bebidas, e é benéfica para produzir vômitos e soltar o intestino. Elas também podem ser utilizadas com uso tópico no combate à caspa.

Também podemos consumir a casca do tronco da pinha, que sendo feito em decocção, é altamente indicada para o tratamento da colite, além de auxiliar no tratamento do estômago e intestino.

Por fim, até suas raízes podem ser utilizadas, pois elas têm uma função purgante e também levemente enérgica.

Contraindicações

Em geral, não existem contraindicações ao consumo da pinha. No entanto, seu consumo deve ser controlado e equilibrado em caso de uma pessoa ser diabética, devido ao seu alto teor de glicose.

E, então, gostou de conhecer os benefícios da pinha e o que ela pode fazer pela sua saúde? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply