Os benefícios do chá verde para a saúde

Muito se tem pesquisado a respeito dos benefícios do chá verde, o que tem tornado essa bebida cada vez mais popular. Tantos são os seus benefícios, que esse chá é recomendado para consumo diário, devido ao seu alto poder de prevenção e combate a diversos males. Aliás, o Japão é líder de consumo do chá verde, justamente por conta dos benefícios que ele proporciona à saúde.

Mas, o que será que torna o chá verde tão especial e saudável? Qual a melhor forma de consumo? Quais são os benefícios que ele pode trazer para o meu corpo. É verdade que o chá verde emagrece? Se você tem essas e outras perguntas sobre os benefícios do chá verde, acompanhe nosso artigo. Você irá se surpreender!

 

O que é o chá verde

Cientificamente, ele é conhecido como Camellia sinensis. Ele recebe o nome de chá verde por causa da sua cor esverdeda, resultante do preparo da infusão de suas folhas quando ainda não foram fermentadas. Com origens que remontam até 5.000 anos, o chá verde é altamente consumido e cultivado no Extremo Oriente, onde os cuidados com a saúde são bem vistos.

Até os dias de hoje, esse poderoso chá adquiriu um lugar de prestígio entre as bebidas em muitos países. Inclusive, é uma das primeiras bebidas que vem à mente quando pensamos em componentes antioxidantes. Por causa dos inegáveis benefícios do chá verde, dentro de um tempo relativamente curto, ele ganhou um grande número de consumidores, que passaram a consumir a bebida com uma certa frequência.

 

Informações Nutricionais Do Chá Verde

Junto com a cafeína, que dá ao chá verde seu gosto amargo característico e efeito estimulante, o chá verde também é rico em um grupo de componentes. São eles os polifenóis de catequina, também conhecidos como flavonoides, que são antioxidantes muito poderosos. Os flavonóides, juntamente com alguns aminoácidos como a tiamina, são responsáveis pelo sabor potente do chá verde.

Além disso, o chá verde também contém aminoácidos como a teanina, o ácido butírico e a liganina; alcalóides de xantina tais como adenina, dimetilxantina, teobromina, teofilina e xantina; pectina (também encontrada em frutas); sacarídeos ( açúcar ), clorofila e saponinas triterpênicas. As vitaminas , como a vitamina A , B1, B2, B3, C e E, também são encontradas no chá verde.

benefícios do chá verde

 

Benefícios do Chá Verde

Como já vimos, embora o chá verde seja muito conhecido por ajudar no emagrecimento, ele possui muitos outros benefícios. Isso acontece por causa das suas propriedades antioxidantes que provêm da cafeína, dos polifenóis, da catequina e do teor de teanina. Portanto, os principais benefícios do chá verde para a sua saúde são:

 

Reduz o envelhecimento

Os radicais livres criados no corpo são responsáveis pelo envelhecimento precoce celular, prejudicando o corpo de várias maneiras. O chá verde é rico em antioxidantes, cujo principal trabalho é neutralizar os oxidantes ou os radicais livres presentes em nosso corpo. Portanto, o consumo regular de chá verde pode atrasar efetivamente os sinais e sintomas do envelhecimento.

 

Tem efeito estimulante

Uma das principais razões para a popularidade e o consumo de todos os tipos de chá verde é por causa do seu efeito estimulante. Este efeito é devido à cafeína e taninos presentes nas folhas de chá. Esses componentes, a longo prazo, atuam como excelentes estimulantes. É por isso que uma xícara de chá verde faz você se sentir altamente energizado. Por causa disso, também é excelente para combater a fadiga, sonolência e a falta de energia.

 

Aumenta a imunidade

Pesquisas têm comprovado a eficácia do chá verde no aumento da imunidade. Pessoas que consomem regularmente esse chá verde, estão altamente protegidas de infecções bacterianas e virais. Isso acontece porque esse poderoso chá aumenta a força do sistema imunológico. As catequinas, presentes no chá verde, impedem que bactérias e vírus se liguem às paredes celulares para infectá-las.

 

Ação adstringente

Este é mais um poderoso benefício do chá verde. As substâncias adstringentes desencadeiam contrações nos músculos e nos tecidos enquanto tonificam músculos e pele. Além disso, ele é altamente indicado para lavar os cabelos, deixando-os muito mais fortes e saudáveis.

 

Previne o câncer

Além de causar envelhecimento prematuro, os radicais livres também são responsáveis por causar certos tipos de câncer. As catequinas presentes no chá verde neutralizam esses radicais livres e impedem a formação de substâncias cancerígenas. Por conta disso, o chá verde já vem sendo clinicamente utilizado e prescrito como um poderoso remédio caseiro para auxiliar na prevenção dessa doença. Principalmente para pacientes com alto risco de câncer no cólon, reto, pâncreas e intestinos.

 

Reduz o colesterol

Por causa da sua alcalinidade, o chá verde demonstrou ser efetivo na redução dos níveis de colesterol.

 

Melhora a saúde arterial

Certos componentes no chá verde evitam o espessamento do sangue, reduzindo assim as chances de esclerose arterial, trombose, bem como doenças cardíacas e cerebrais.

 

Controla a Diabetes

A natureza alcalina do chá verde ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue. Além disso, suas qualidades antioxidantes e adstringentes asseguram boa saúde e melhor funcionamento do pâncreas. Assim sendo, melhorar a função do pâncreas significa uma secreção de insulina mais eficiente e regulada. A consequência disso é uma significante melhoria na decomposição e absorção de açúcar. Além disso, esse aumento nas funções do pâncreas pode ajudar a prevenir o aparecimento de diabetes.

 

Contribui para a perda de peso

Talvez esse seja um dos benefícios do chá verde mais conhecidos pelos brasileiros. Isso, porque ele realmente ajuda as pessoas a perderem peso, promovendo um aumentando da taxa de metabolismo. Com isso, ele promove uma queima mais rápida de gordura acumulada no corpo.

 

Desintoxica o corpo

Por causa da sua ação desintoxicante, ele acaba compondo os cardápios das dietas detox. A desintoxicação que ele promove no corpo elimina o excesso de toxinas, que prejudicam a saúde. Além disso, por ser altamente desintoxicante, ele também pode ser um perfeito aliado na cura de ressacas, provocadas pelo excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

 

Como consumir o chá verde

Ele deve ser feito em infusão. Você pode tomar uma xícara de chá verde após as principais refeições.

 

E então, nosso artigo sobre os benefícios do chá verde foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply