Ora-pro-nobis: nutritiva e poderosa

Ora-pro-nobis

Com um nome muito curioso, a ora-pro-nobis é uma planta semelhante a um arbusto, típica das regiões tropicais das Américas. Suas folhas são consideradas a parte comestível, e contam com uma boa quantidade de proteínas, ferros e nutrientes diversos.

No Brasil, a ora-pro-nobis é especialmente popular em Minas Gerais, onde é utilizada como um vegetal típico da culinária mineira. Há quem chame a planta até mesmo de bife dos pobres, por lá. No resto do país, a planta é popular como cerca viva, em função de suas grandes folhas com um espinho da ponta.

A verdade é que a planta está longe de ser tão valorizada quanto deveria, especialmente em função de sua rica concentração de proteínas. Saiba mais sobre a ora-pro-nobis, conheça seus benefícios para a saúde e seu potencial nutritivo:

Valores nutricionais da ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis é rica em fibras, ferro, vitaminas variadas e proteínas. Além disso, outros tipos de minerais são bastante presentes em sua composição, e elementos anti-inflamatórios também são um destaque.

Em 100 gramas da folha, pode-se encontrar dois gramas de proteínas, o que é bastante impressionante para uma folha. Além disso, a quantidade de vitamina C presente no alimento é cerca de quatro vezes superior à de uma laranja. A concentração de cálcio é outro destaque da planta.

Benefício do ora-pro-nobis para a saúde

Em função de sua riqueza nutricional, diversos benefícios podem ser correlacionados entre o consumo de ora-pro-nobis e melhorias para a saúde. Para comprovar estes efeitos, a Universidade de Lavras, em Minas Gerais, realizou um estudo que aponta para os seguintes benefícios:

Melhorias no processo digestivo

A alta concentração de fibras presente na ora-pro-nobis auxilia o fluxo intestinal a funcionar adequadamente. Por isso, o consumo da planta é bastante benéfico para quem sofre de constipações. Além disso, as fibras auxiliam na limpeza dos intestinos, auxiliando a manter a flora intestinal em seu correto funcionamento.

Fortalecimento do sistema imunológico

A alta concentração de vitamina C nas folhas auxilia diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. Isso faz com que diversas doenças sejam evitadas antes mesmo de estabelecerem-se no organismo. Desta forma, o consumo recorrente das folhas são bastante recomendadas.

Combate à anemia

Pessoas que sofrem de anemia, ou possuem tendência para tal, beneficiam-se significativamente do consumo de ora-pro-nobis. Isso ocorre em função da alta concentração de ferro nas folhas, que auxilia a combater o quadro anêmico.

Saúde dos ossos

A alta concentração de cálcio também faz com que os ossos e dentes sejam protegidos, quando consome-se ora-pro-nobis recorrentemente.

Combate a inflamações e úlcera

A capacidade anti-inflamatória da ora-pro-nobis permite uma capacidade depurativa considerável. Em outras palavras, isso faz com que inflamações, úlceras e até varizes sejam combatidas pelos agentes contidos na planta.

Saúde da pele e dos olhos

Outra vitamina presente em alta concentração na planta é a vitamina A, também chamada de retinol. A vitamina A é essencial para uma pele saudável e bonita, e ainda mais importante para a saúde dos olhos.

Auxilia no desenvolvimento de fetos

A riqueza de ácido fólico da ora-pro-nobis torna seu consumo bastante recomendado por mulheres grávidas. O ácido fólico auxilia no desenvolvimento do feto de maneira saudável.

Formas de utilização da ora-pro-nobis

Outra vantagem da planta é que além de oferecer tantos benefícios para a saúde, ela é bastante fácil de ser utilizada. A parte comestível da ora-pro-nobis é a folha, o que torna seu consumo semelhante à de qualquer outra verdura, como espinafres.

Deve-se lavar a planta e adicioná-la às receitas que parecem combinar com ela. Se sabor é neutro, o que torna sua adição bastante fácil em refogados, saladas, sopas e receitas diversas, sem grandes dificuldades de inclusão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *