Óleo de olíbano: conheça os seus benefícios

Muito se tem falado nos benefícios das terapias naturais, e o uso do óleo de olíbano vem para confirmar isso. Por se tratar de um óleo essencial de grande ação medicinal, seu uso se torna quase que necessário para diversas condições. Acompanhe o artigo e saiba mais a respeito.

 

Um pouco sobre o óleo de olíbano

Trata-se de um óleo com grandes propriedades medicinais. Sua ação terapêutica é capaz de fornecer diversos benefícios, que vão desde os cuidados com a pele até mesmo ao tratamento de inflamações mais produndas.

Também conhecido como Boswellia Serrata, o óleo de olíbano é produto de uma planta originária da Índia e Arábia Saudita. Trata-se de uma planta medicinal cujo extrato tem sido amplamente utilizado pela Medicina Ayurveda. Dessa forma, ele é utilizado para a extração de seu óleo essencial, além de originar outros produtos cosméticos. Também é usado na aromaterapia.

Rico em propriedades anti-inflamatórias, o óleo do olíbano tem sido usado para tratar diversas condições, com resultados surpreendentes.

 

Benefícios do óleo de olíbano

Esse maravilhoso óleo é repleto de substâncias medicinais. Assim sendo, sua aplicação é indicada para tratar diversos problemas como doenças crônicas e até mesmo promover o alívio às dores. A seguir, conheça as principais condições que podem ser tratadas com o óleo de olíbano.

 

Problemas de artrite

A artrite é uma doença que afeta o tecido conjuntivo, as articulações e alguns órgãos internos como pulmões, coração e rins. Outro tipo é a osteoartrite, uma doença degenerativa das articulações que causa grande estado de dor. Pesquisas têm revelado o alto poder medicinal que o óleo de olíbano pode exercer sobre essas condições, promovendo alívio com muita eficácia.

 

Asma

Pesquisas têm comprovados que o óleo de olíbano tem se mostrado bastante eficaz no combate à asma e seus sintomas.

 

Colite

A inflamação no intestino grosso (colite), também pode ser tratada com o óleo de olíbano. Isso acontece devido ao seu alto teor de ação anti-inflamatória.

 

Cuidados com a pele

Esse poderoso óleo também pode ser usado no tratamento de problemas da pele, principalmente eliminando manchas. Além disso, ele promove uma pele muito mais hidrata, com evidente melhora nos sinais de envelhecimento. Outro benefícios para a pele é promover limpeza e suavidade.

 

Como usar o óleo de olíbano

Existem várias formas de uso para a aplicação do óleo de olíbano. Para isso, iremos usar o óleo essencial de olíbano. As aplicações são:

  • Aromatização de ambientes: pingue algumas gotas do óleo essencial no álcool de cereal – ou líquido próprio para confecção de aromatizantes caseiros.
  • Banho medicinal: você pode pingar gotas de óleo essencial de olíbano em sua banheira. Se não tiver banheira, pode fazer um escalda pés com gotas do óleo.
  • Compressas: Pingar gotas do óleo essencial em água quente e fazer compressas no local a ser tratado.
  • Inalação: Se o problema for respiratório, você pode fazer uma inalação aplicando algumas gotas do óleo na água quente, a fim de inalar o vapor.
  • Massagem relaxante: Basta usar o óleo puro para auxiliar na massagear.
  • Em cápsulas ou extrato: Indicado para o tratamento de colite, asma, edema, osteoartrite ou artrite reumatoide. A dosagem deve ser indicada por um profissional da saúde.
  • Cataplasma: Pode ser feito com a aplicação de gotas do óleo no cataplasma para tratamento de feridas.

 

Onde encontrar o óleo de olíbano

Você pode adquirir o seu óleo em casas de produtos naturais que comercializam óleos essenciais. Pode ainda encontrar em casas de essências ou mesmo em lojas de vendas online.

Você pode ainda encontrá-lo em forma de extrato ou até mesmo cápsulas. Nesse caso, um médico ou profissional da saúde deve fazer a orientação quanto a dosagem.

 

Leia também: Entenda a importância dos Óleos essenciais na Aromaterapia

 

óleo de olíbano

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o óleo de olíbano, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply