Óleo de chia: principais usos e benefícios para a saúde

Conheça tudo sobre o óleo de chia

Originária do México, a chia é uma planta herbácea que vem sendo utilizada desde as civilizações antigas da América Central. Sua popularidade dá-se devido aos muitos benefícios que essa planta possui, ganhando cada vez mais adeptos ao seu consumo. O óleo de chia é feito a partir de sua semente.

Óleo de chia

Mas o poder milagroso da chia está na sua composição. Suas sementes, de onde se origina o óleo, são ricas em fibras, ácidos graxos ômega 3, proteínas, antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais (fósforo, potássio, zinco, cobre e cálcio).

Além disso, quase 50% da semente da chia é composta por óleo. Desse óleo, 63% é dele é formado por ácido alfa-linolênico (ômega 3). No entanto, ele deve ser consumido com moderação, pois em 1 colher de sopa do óleo ele contém 120 calorias.

Os benefícios do óleo de chia

Por ser rico em nutrientes, o óleo de chia pode fazer um verdadeiro milagre ao nosso corpo. Não é à toa que seu consumo vem aumentando cada vez e o óleo de chia vem ganhando cada dia mais adeptos. Acompanhe a seguir todos os benefícios que esse poderoso óleo pode fazer por você:

Bom para o coração

Por causa da grande concentração de ômega 3 em sua composição, o óleo de chia ajuda a regular a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas. Os ácidos graxos poli-insaturados presentes em sua composição também atuam reduzindo os níveis de triglicérides e colesterol ruim. Isso dificulta sua deposição no interior das artérias.

Ação antioxidante

A ação antioxidante do óleo de chia auxilia na eliminação de toxinas, contribuindo para um processo desintoxicante do organismo, reduzindo inflamações. Inclusive, é por causa da sua ação antioxidante que o óleo de chia vem muito utilizado nas dietas detox.

Reduz inflamações

A ação antioxidante do óleo de chia também trabalha no sistema nervoso evitando a depressão. Além disso, também proporciona melhora das dores oriundas de doenças reumáticas como artrite, artrose, gota, etc.  Existem relatos de que em alguns casos de crises de dores causadas pela artrite, passou a haver uma melhora significativa com o consumo diário de óleo de chia.

Aliado do emagrecimento

É por causa de sua ação em favor do emagrecimento que o óleo de chia está se tornando cada vez mais o queridinho de quem quer emagrecer. Por causa da sua alta concentração de ômega 3 existe uma grande redução das inflamações celulares, favorecendo o processo de queima de gordura. Isso, porque o acúmulo de gordura é um processo também inflamatório. Além disso, ele interfere na atuação da leptina e da grelina, que são hormônios relacionados à fome e da saciedade.

Bom para pele e cabelo

O óleo de chia pode ser usado para hidratação da pele, proporcionando um aspecto mais saudável. Isso porque o ômega 3 diminui os efeitos dos radicais livres. Com isso, proporciona uma melhora significativa no aspecto geral da pele, prevenindo contra danos celulares causadores do envelhecimento do tecido.

Já para os cabelos, ele pode ser utilizado para tratar problemas do couro cabeludo, além de estimular o crescimento e fortalecimento dos fios. Isso ocorre por causa da presença do zinco em sua composição. Outro benefício para o cabelo é que, se aplicado nos fios, o óleo de chia pode proporcionar um poderoso efeito hidratante.

Como consumir

Você pode encontrar o óleo de chia em cápsulas e podem ser consumidas diariamente durante as principais refeições.

Como óleo, ele também pode ser utilizado em saladas ou misturado à comida. No entanto, vale lembrar que seu alto valor calórico exige moderação em seu consumo.

Onde encontrar

Por causa da sua popularidade, está cada vez mais fácil encontrar o óleo de chia à venda. Você pode encontrá-la em cápsulas que são vendidas em drogarias, farmácias de manipulação, casas de produtos naturas, e até mesmo pela internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *