Saiba o que é o kombucha, a sensação do momento

Você sabe o que é o kombucha? Se ainda não conhece, estará logo familiarizado a essa bebida que é simplesmente a sensação do momento. Cada dia mais pessoas estão aderindo ao consumo dessa deliciosa e saudável mistura, que também é chamada de refrigerante natural. Mas, afinal, o que tem essa bebida de tão especial? Acompanhe nosso artigo e conheça as maravilhas do chá de kombucha.

 

O que é o kombucha

Se você ainda não sabe o que é o kombucha, trata-se de bebida probiótica, que é produzida a partir da fermentação de chá preto ou do chá verde com açúcar, acrescido de uma colônia de leveduras e bactérias chamada de scoby (symbiotic culture of bacteria and yeast). O resultado dessa mistura é uma bebida extremamente saborosa e refrescante, com um leve teor frisante. Por isso é considerado um refrigerante natural.

O kombucha está sendo cada vez mais popularizado, e pode ser considerado como a sensação do momento, principalmente no meio das celebridades. Mas, será que essa descoberta é tão recente assim? Na verdade, essa bebida tem origem na China Antiga, há cerca de 2 mil anos atrás.

Desde essa época, a bebida era usada como um potente medicamento natural, devida à sua ação anti-inflamatória. Por isso era usado para tratar problemas de saúde. Ao longo dos anos r em diferentes partes do mundo ele é conhecido como o “chá da imortalidade”, o “elixir da vida”.

 

Esse chá fermentado passou a ser difundido entre a década de 60 e 70, quando a bebida caiu na graça dos hippies e naturalistas. No entanto, nos últimos anos ela vem ganhando maior destaque e popularidade, sendo considerada a grande sensação do momento.

 

Os benefícios do kombucha

Por causa de sua ação probiótica, essa bebida ajuda a regular o intestino e também fortalecer nosso sistema imunológico.Como já vimos, é consumida para fins medicinais desde a antiguidade, na China Antiga. Na verdade, o Kombucha, assim como outros alimentos fermentados, ajuda na desintoxicação, melhora a digestão e a saúde intestinal, fornece probióticos, ajuda no cuidado das articulações e fortalece o sistema imunológico. Todos esses elementos ajudam o a voltar ao equilíbrio.

Mas, o que faz dessa bebida tão benéfica à saúde? É muito simples. Em seu processo de fermentação, a cultura se alimenta do açúcar contido na bebida. A partir daí, ela passa a produzir uma série de substâncias altamente benéficas para a saúde. Dessas substâncias, podemos destacar:

  • ácido glucurônico
  • ácido acético
  • ácido láctico
  • ácido glucônico
  • glucosaminas
  • vitaminas
  • enzimas
  • aminoácidos
  • substâncias antibióticas.

A cultura usada para fazer o Kombucha possui diferentes tipos de bactéria, mas é o acetobacter que produz o ácido acético. Esse é o motivo da bebida ter aquele sabor azedinho. Bem, e com essa combinação de substância só poderia resultar em uma excelente fonte de benefícios à saúde. E agora que você já sabe o que é o kombucha, vamos aprender como prepará-lo.

 

O que você precisa para fazer Kombucha?

Chá verde

Para fazer o kombucha, você deve usar qualquer chá da planta Camellia Sinensis. Nesse caso, usa-se preferencialmente o chá verde ou o chá preto, mas você pode usar outros como o chá oolong, chá branco etc.

 

Água

Use água sem cloro. O kombucha é uma bebida viva, e o cloro pode as boas bactérias. Se você não tiver um filtro de água, deixe a água da torneira parada por 24 horas para deixar o cloro evaporar. Não use água destilada, pois ela não possui minerais.

 

Açúcar

O açúcar é o alimento para as bactérias e leveduras, e é convertido nos ácidos benéficos encontrados no kombucha. É melhor usar açúcar orgânico. Obs.: Quanto mais tempo você fermentar o seu kombucha, menos açúcar permanecerá na sua bebida final.

 

SCOBY (symbiotic culture of bacteria and yeast) + Chá starter

O scoby, também conhecido como kombucha mãe é a colônia de bactérias que você irá usar para converter o seu chá em kombucha. Você pode adquiri-lo online ou através de doações de grupos que o compartilham. Você também precisará de um chá starter, que é o líquido que “abriga” o scoby.

 

Como preparar o Kombucha

Para fazer o kombucha, siga o passo a passo a seguir

 

Chá verde

Faça uma quantidade de chá verde, colocando as folhas em infusão. Aprenda a prepará-lo aqui.  Feito o chá, adicione açúcar (ele é fundamental para fazer o kombucha), mexendo para dissolver. Deixe este chá esfriar até a temperatura ambiente. Atenção, o kombucha deve ser chá deve ser feito com o chá frio, pois o scoby é sensível a altas temperaturas.

 

Adicionando o Scoby

Com as mãos limpas, coloque o SCOBY no chá que foi preparado. Cubra o pote com um pano fino que possa entrar ar, como uma gaze de furos minúsculos, por exemplo. Sua bebida precisa respirar e a gaze mantém as moscas longe.

 

A Fermentação

Agora, você tem que encontrar um local onde você possa deixar a bebida fermentando. Pode ser no balcão da sua cozinha, longe da luz direta do sol e longe das aberturas de ventilação, do fogão ou de temperaturas altas. Não coloque no armário porque precisa de fluxo de ar.

Deixe por, pelo menos, 5 dias. Há quem prefira deixar fermentando por 2 semanas ou até 1 mês. A bebida vai ficar mais ácida com o tempo, enquanto o SCOBY converte o chá (com açúcar) em kombucha. O ideal é que você vá provando sua bebida, a fim de deixá-lo na acidez de sua preferência. Nesse momento, você pode engarrafá-lo. Mas, lembre-se: ao engarrafar seu kombucha, lembre-se de separar pelo menos 1 xícara para preparar os próximos.

 

Reprodução do scoby

Note que cada processo de fermentação produzir um “bebê scoby”, que nascerá como outra camada sobre o “scoby mãe”. Você pode dividi-los e doar esse novo scoby extra para alguém.

 

Segunda fermentação (opcional)

Dando sabores ao kambucha

Tendo seu kombucha preparado, se preferir, pode adicionar alguns ingredientes para dar uma variedade de sabores. Isso pode ser feito adicionando algumas frutas ou ervas ao kombucha puro e deixando-o fermentar novamente por alguns dias para obter mais sabor. Seja criativo e crie seus próprios sabores. Essa é a parte divertida, onde você pode descobrir novos sabores. Algumas ideias são: gengibre, hortelã, frutas vermelhas, frutas cítricas etc. A ideia é brincar com os sabores.

 

o que é o kombucha

scoby

 

Leia também: Chá oolong  http://drervas.com/cha-oolong/

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo falando sobre o que é o kombucha, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply