O poder dos óleos essenciais

Você sabe o que são os óleos essenciais? Quem não adora sentir o cheiro delicioso de um rosa? Ou o aroma quente da canela que, exalado, nos traz tantas sensações diferentes. Pois Esses compostos aromáticos naturais ocorrem nas sementes, cascas, raízes, flores e outras partes das plantas. No entanto, embora sejam chamados de óleos, nem sempre são substâncias oleosas. São seus óleos essenciais que dão às plantas os seus aromas distintivos, além de protegê-las e desempenharem papel em sua polinização.

 

Além de seus benefícios intrínsecos para as plantas e sua bela fragrância, óleos essenciais têm sido muito utilizados para tratamentos medicinais de terapia alternativa. Também são muito utilizados nos tratamentos de beleza e estética.

 

Os óleos essenciais e a aromaterapia

A aromaterapia é o tratamento medicinal fitoterápico que, como o nome sugere, é feito através dos efeitos provocados por determinados aromas. Na aromaterapia, é através do olfato que alguns pontos cerebrais são ativados, trazendo um gatilho de diversos efeitos: relaxantes, estimulantes, curadores, afrodisíacos, etc.

Por sua vez, o óleo essencial é o líquido que é obtido de determinada planta através de destilação ou extração química. Por conta disso, os óleos essenciais são os ingredientes principais nos tratamentos feitos através da aromaterapia.

Através desse artigo, separamos os principais óleos essenciais e seus benefícios.

óleos essenciais

Principais óleos Essenciais

Alecrim – Antisséptico, adstringente e antioxidante. Indicado para aumento de energia, alívio das dores reumáticas e musculares, além de melhorar a digestão.

Arruda – Compressão em feridas, contusões, esgotamento físico, varizes, hemorroidas, fortalecimento das veias capilares, pés, tornozelos e cotovelos doloridos e para a rigidez dolorosa nos pulsos e mãos.

Bergamota – Antisséptico, anti-inflamatório, antidepressivo, antiviral, antibacteriano e relaxante. Indicado no combate aos vírus causadores da gripe, herpes e catapora. Também auxilia no tratamento de infecções bacterianas.

Camomila – Anti-inflamatório e antisséptico. Indicado para acalmar os nervos e estimular o sono. Possui aroma relaxante, acalmando a musculação e trabalhando nas ondas cerebrais.

Canela – Estimulante físico e mental. Reduz os níveis de irritabilidade, agindo como forte coadjuvante no combate a dores de cabeça. Ajuda na melhora da concentração, aliviando dores menstruais.

Capim limão – Efeito revigorante e analgésico. Indicado no combate ao cansaço, nervosismo, ansiedade e depressão.

Cedro – Estimulante linfático e diurético, com função adstringente. Indicado para o tratamento de infecções respiratórias, auxiliando na diminuição da congestão.

Eucalipto – Poderoso antisséptico, é indicado para o tratamento de várias enfermidades, como gripe, febre e dor de garganta. Auxilia no tratamento contra dores musculares e ferimentos na pele. Também é indicado para o tratamento da sinusite e congestão pulmonar. Estimula as ondas cerebrais, atuando como coadjuvante no combate ao cansaço físico e mental.

Gerânio – Possui efeito antidepressivo. Auxilia no alívio dos sintomas da TPM e menopausa, além de proporcionar efeito relaxante contra a ansiedade. Auxilia no combate a retenção de líquidos e problemas hormonais.

Hortelã pimenta – Possui efeito expectorante e altamente energizante. Indicado para estimulação cerebral, além de auxiliar no tratamento da febre, dor de cabeça e náusea.

Jasmim – Efeito afrodisíaco. Também é indicado para acalmar o sistema nervoso, no combate à dor de cabeça, insônia, depressão, estresse e sintomas da menopausa e TPM.

Junípero – Purificador emocional. Auxilia no alívio contra a congestão e demais sintomas da bronquite.

Laranja – Efeito revigorante, atuando no alívio da ansiedade. Atua na melhora do humor e regulação da pressão arterial.

Lavanda – Poderoso desintoxicante e de efeito afrodisíaco. Auxilia no equilíbrio físico, mental e emocional, atuando como coadjuvante no tratamento da insônia. Possui efeito antiestresse.

Limão – Possui ação antidepressiva, relaxante, atuando na concentração e proporcionado alívio no cansaço mental. Indicado para o tratamento de dores de garganta, tosses e outras infecções, além de regulação da pressão arterial. Também pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos.

Lírio do Brejo – Aumenta a percepção sutil, favorece a meditação e purifica o campo energético. É considerado um alinhador energético utilizado para harmonizar os chakras.

Manjerona – Efeito afrodisíaco, analgésico e anti-infeccioso. Indicado também para acalmar as ondas cerebrais.

Orégano – Antisséptico, anti-inflamatório e antioxidante.

Patchouli – Possui efeito afrodisíaco e antidepressivo. Também indicado para o alívio das dores de cabeça.

Rosa – Possui efeito afrodisíaco e antidepressivo. Poderoso coadjuvante na melhora de sintomas de problemas da menopausa, TPM, bem como a menstruação e cólicas menstruais.

Sândalo – Possui efeito afrodisíaco, também muito utilizado para meditação. Auxilia no combate à insônia e irritabilidade.

Ylang Ylang – Poderoso afrodisíaco e antidepressivo. Atua no combate à ansiedade, irritabilidade e estresse. Poderoso no combate à frigidez. Antigamente o ylang ylang era colocado sob a cama dos casais na noite de núpcias por causa de seu perfume estimulante da sexualidade.

E então, gostou de conhecer os efeitos dos óleos essenciais? Compartilhe esse artigo com seus amigos.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *