Nogueira: benefícios incluem saúde do cérebro; veja mais

A Nogueira é uma árvore com propriedades medicinais conhecida desde a Roma antiga. Naquele tempo, sua semente (noz) em forma de cérebro humano reforçava a crença de que a amêndoa seria eficaz nos tratamentos de males na cabeça.

Além dos romanos, os gregos também nutriram crenças a respeito do vegetal oriundo da Europa e Ásia. Na cultura grega, a Nogueira é associada ao cérebro do deus Júpiter (Zeus).

Falando em sementes, as da Nogueira são tidas como fontes importantes de vitamina C, sendo este teor considerado seis vezes maior do que o da acerola. E mais: fornecem vitamina E, zinco, potássio, aminoácido arginina, ômegas 3 e 6.

Quanto ao cérebro especificamente, as vantagens acontecem porque as nozes são fontes de folato – vitamina do complexo B essencial ao bom funcionamento do órgão, que influencia nossa cognição, capacidades mental e emocional.

Acredita-se que folhas e frutos são mais interessantes quando a ideia é obter ação anti-inflamatória; enquanto as cascas apresentam mais propriedades purgativas e adstringentes, entre outras das quais falarei nos parágrafos seguintes.

Todas as partes da Nogueira podem ser empregadas como substitutas naturais de antissépticos. Porém, é nas cascas que está a maioria das propriedades. Elas incluem efeito vermífugo, ajudando a eliminar parasitas em adultos e crianças.

Há quem utilize o chá das cascas da Nogueira como adstringente e laxante, auxiliando em casos como trânsito intestinal lento e prisão de ventre. A bebida é associada ao relaxamento dos músculos intestinais e à melhora da evacuação.

O chá da árvore é usado popularmente para reduzir glicose na urina, principalmente entre os diabéticos, além de servir para banho de assento na higiene íntima feminina, cicatrizante de feridas e erupções de pele, e repelente de insetos.

No caso da saúde da mulher, a Nogueira costuma ser empregada para promover uma limpeza profunda. E também pode atuar como cicatrizante natural após episiotomia, um procedimento cirúrgico que pode ocorrer em parto natural. Outra finalidade do chá de Nogueira é favorecer o tratamento de feridas causadas por herpes genital e HPV.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Aviso: gestantes e pessoas com gastrite ou úlceras devem evitar consumir o chá de Nogueira, pois a bebida costuma ter forte impacto no organismo.

Nogueira: outras propriedades e usos

A Nogueira possui casca acinzentada e pode alcançar até 25 metros de altura; suas folhas rígidas são longas, verde-claras e contam com óleo aromático. Já seus frutos parecem com goiabas em crescimento.

Em geral, o chá de cascas de Nogueira, quando ingerido antes das refeições, é um remédio caseiro que pode ajudar a controlar a glicose, contribuindo especialmente com os diabéticos.

A planta é, segundo a medicina popular, aliada contra icterícia neonatal (em banho), crises de reumatismo e gota. Estimulante da circulação, é capaz de auxiliar ainda em condições como varizes e hemorroidas.

A noz, como é chamado o fruto da Nogueira, também pode ser ingrediente principal e até tempero em diversas preparações culinárias doces e salgadas. Os bolos e tortas de nozes são as mais conhecidas.

De boa adaptação em países de clima tropical como o nosso, é conhecida também por nogueira do litoral, noz europeia, nogueira-de-iguape, noz caucasiana, noz-comum, Juglans regia (nome científico) ou, simplesmente, noz.

Cultivada em locais favoráveis, tende a crescer muito, fornecendo folhas, cascas, sementes e talos em abundância para que suas propriedades medicinais sejam aproveitadas.

Você viu neste post que a semente da Nogueira, em formato que lembra o cérebro humano, deu a ela a fama maior de servir para doenças ligadas à cabeça. No entanto, suas utilidades são variadas, incluindo ações laxante, antisséptica, adstringente e vermífuga.

E você, já conhece na prática os benefícios medicinais da Nogueira? Deixe seu comentário…

Até a próxima!

Leave a Reply