Matricária é indicada para enxaqueca, febre e dores em geral

Matricária ou tanaceto é uma planta medicinal de odor forte e característico, utilizada para tratar a enxaqueca e outras dores de cabeça. Por muito tempo, também foi remédio para febre – por isso, o nome em inglês “feverfew”, que significa “pouca febre”. Descubra mais a partir de agora!

Além das ações antienxaqueca, febrífuga e analgésica, as propriedades atribuídas à Matricária são as seguintes: anti-inflamatória, antiespasmódica, aperiente (estimula o apetite); calmante, carminativa (antigases); estomáquica (combate mal-estar estomacal); emenagoga (favorece o ciclo menstrual); insetífuga (afasta os insetos).

Os benefícios associados à planta no alívio da dor de cabeça teriam sido propagados desde 1787, quando a Matricária foi descrita em um livro chamado “Culpeper’s Herbal”.

Na internet, existe menção a estudos nos quais a eficácia da erva na redução da frequência de crises de enxaqueca já teria sido comprovada cientificamente. Uma das pesquisas seria da Escola de Pós-Graduação em Medicina e Ciência da Saúde, ou School of Postgraduate Medicine and Health Science, lá do Reino Unido.

A instituição teria avaliado os resultados de seis outros estudos e chegado à conclusão da eficácia da Matricária na prevenção da enxaqueca. E mais: ela seria uma planta que não traz preocupações quanto à segurança.

Mas aqui, neste espaço, você sabe: recomendo sempre consultar um especialista, ok? Automedicação pode ser perigosa até com remédios naturais.

Em infusão ou cápsula, a Matricária conta com princípios ativos como flavonoide, cânfora, acetato de crisantemilo e sesquiterpeno (partenolídeo), sendo que este último é apontado como o responsável pela ação contra a enxaqueca.

As partes utilizadas para obter seus componentes benéficos são folhas e inflorescências secas. Há quem prefira, inclusive, mastigar duas folhas frescas por dia para tratar a intensa dor de cabeça que prejudica a qualidade de vida.

Matricária: mais usos medicinais da planta

Quanto à capacidade anti-inflamatória da Matricária, ela é considerada interessante especialmente no sentido de acalmar problemas como vermelhidão na pele.

Existe uma indicação de que a planta pode fazer parte de um medicamento tópico para aliviar o incômodo das erupções cutâneas. A rosácea, uma condição que traz vermelhidão e lesões inflamadas, é um exemplo de doença passível de ser tratada com a erva.

Adeptos da medicina caseira natural tendem a utilizar o vegetal ainda para combater outros tipos de dores no corpo todo. O que é atribuído também ao efeito anti-inflamatório da planta.

Falando ainda em anti-inflamatório, este benefício afeta positivamente outro aspecto: a saúde respiratória. Acredita-se que Matricária é útil na redução do processo inflamatório e da irritação no trato respiratório. Ao favorecer o relaxamento local, ajudaria a controlar problemas como tosse e asma.

Para as mulheres, a planta pode ser um recurso na tentativa de amenizar os desagradáveis sintomas da menstruação, tais como alterações de humor, aumento de ansiedade e cólicas.

Diz-se também que erva medicinal age na prevenção da formação de coágulos sanguíneos, isto é, apresenta potencial antitrombótico. Com isso, seria capaz de inibir o surgimento de trombos nos vasos, que estão por trás do acidente vascular cerebral e dos ataques cardíacos.

Um fator extra de proteção da saúde do coração é o controle da hipertensão. Assim, há quem defenda a Matricária como remédio para diminuir a pressão arterial.

O que seria possível graças à capacidade da planta de inibir a síntese de prostaglandinas no organismo. Estes compostos são responsáveis pela elevação da pressão.

Para quem precisa aumentar o peso corporal, o efeito estimulante de apetite da Matricária pode ser interessante.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Mastigar folhas de Matricária pode provocar aftas.

Cuide-se! Até a próxima…

Leave a Reply