Mamona: usos e benefícios

A mamona é uma antiga conhecida da infância de muitas pessoas, que costumavam utilizar o fruto como um projétil contra os inimigos. Além disso, é claro, a mamona possui diversas finalidades: cosméticas, químicas, combustíveis e etc.

Saiba mais sobre a planta e sobre como ela pode beneficiar você, mesmo que você nem mesmo saiba disso:

Visão geral sobre a mamona

A mamona é uma planta capaz de produzir um óleo de alta qualidade na produção de plásticos, cosméticos, tintas, detergentes e solventes variados. Sua riqueza química torna a mamona tóxica para o consumo humano, mas útil em uma enorme variedade de aspectos.

Pode-se utilizar, por exemplo, aplicação farmacêutica da planta como expectorante e em tratamentos contra parasitas, como piolhos. Além disso, sua complexidade a torna especialmente eficiente como lubrificantes para motores que funcionam em altas temperaturas. É o caso de motores de aeronaves e carros de corrida, assim como fluidos hidráulicos ou graxa automotiva.

Além disso, o óleo da mamona é uma das grandes apostas no campo de biocombustíveis renováveis.

Uso em cosméticos

Um batom é composto, em média, por 50% de óleo – em geral, óleo de mamona. Este óleo é durável, possui boa consistência, superfície brilhosa e é mantido sólido em temperaturas suficientemente altas para poder formar uma camada resistente no uso diário.

Além disso, sua composição é capaz de prevenir que produtos como esmaltes e tinturas fiquem ressecadas e rachem após sua aplicação. Em níveis bastante diluídos, a mamona costuma fazer parte da composição de óleos e cremes hidratantes para a pele.

Biocombustível

mamona-730x400

Desde 2010, os estudos de conversão da mamona em um biocombustível saíram do papel, e já fazem parte de diversos projetos de produção – incluindo o território brasileiro. Os testes  envolvem o plantio de pés de mamona e uma série de processos – semelhantes aos de desenvolvimento do etanol a partir da cana de açúcar.

Estima-se que – se o combustível fosse adotado em conjunto ao álcool vindo da cana – as reduções de emissão de gases poluentes por automóveis poderiam chegar a 75%.

Produtos químicos

A poliamida 11 é um dos subprodutos extraídos da mamona. É um produto comumente utilizado no processo de manufatura de borrachas, tubos e fibras flexíveis em geral. Seu óleo desidratado pode ser utilizado em tintas e vernizes.

Em resumo, o óleo da mamona possui uma capacidade plástica extremamente avançada. Além disso, outros componentes são essenciais na produção de produtos importantes, como o poliéster e produtos antitérmicos. É possível, por exemplo, que as cerdas de sua escova de dentes sejam feitas de um tipo de nylon que é derivado dos componentes da mamona.

Fertilizante orgânico

Mamonas possuem ricina – o que é tóxico para a maioria dos animais. Por isso, não consumimos as mamonas em nenhuma forma que não seja em óleo. No entanto, as mamonas prensadas continuam ricas em diversos tipos de nutrientes – e a ricina não mata as plantas.

Com consequência, pode-se aproveitar as proteínas, os amino-ácidos e os diversos elementos contidos nas mamonas como um fertilizante orgânico. Além de enriquecer o solo, o fertilizante rico em ricina mata nematoides, protegendo as plantas.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *