Karité: usos e benefícios

Karité, ou Carité, é uma planta conhecida por sua amêndoa, utilizada primariamente para a produção de uma manteiga específica. A árvore que a produz é originária da África, mas seu uso já popularizou-se ao redor de todo o mundo.

Sua manteiga é rica em diversas vitaminas e minerais, como as vitaminas A e E. A manteiga de Karité possui uma cor cremosa, e um aroma bastante distinto. Ela é utilizada há séculos por seus efeitos de hidratação, de combate ao envelhecimento e como um anti-inflamatório.

Saiba tudo sobre o carité e sua manteiga, e quais são seus principais benefícios para a saúde:

Hidratação da pele

A manteiga de carité, quando aplicada diretamente sobre a pele, tem a capacidade de hidratar, suavizar e equilibrar sua composição. Desta forma, regiões de pele muito seca ou queimadas – seja por sol ou outros fatores – beneficiam-se diretamente de seus efeitos.

Também aproveitam-se de seus efeitos as rachaduras nos lábios e quaisquer outros tipos de fissuras na pele, como nos cotovelos, joelhos e tornozelos. Sabe-se que os melhores efeitos no que diz respeito à hidratação ocorrem com a manteiga não refinada. Por isso, esta é a melhor escolha para o tratamento de pele.

Os efeitos terapêuticos da manteiga de karité  também auxilia na flexibilidade e hidratação geral da pele. Quando ela é processada e refinada, a hidratação é mantida, mas boa parte de suas propriedades de cicatrização e cura são perdidas no processo. Esta forma do produto, no entanto, é mais barata. Por isso, se sua intenção é exclusivamente hidratar a pele, a opção pode ser útil.

Anti-inflamatório natural

A manteiga de karité um um anti-inflamatório natural, amplamente conhecida por sua capacidade de curar arranhões, cortes e queimaduras. Além disso, a medicina tradicional a utilizava para aliviar os sintomas de queimaduras de sol e irritações, assim como para tirar o ferrão de picadas e insetos e para reduzir a dor muscular em função de fadiga e artrite.

Um estudo publicado no ano de 2010, realizado por cientistas japoneses, demonstrou que a manteiga de karité é a forma da planta que concentra mais antioxidantes, entre todas. O estudo demonstrou uma capacidade ímpar de redução de inflamações diversas em ratos de laboratórios que sofriam de condições problemáticas na pele. Os resultados demonstram que o tratamento feito exclusivamente com a manteiga do fruto reduziu o nível de inflamação em cerca de 45%.

Adicionalmente, concluiu-se que seu efeito anti-inflamatório auxilia a descongestionar vias respiratórias trancadas. Os participantes recebiam de duas a quatro aplicações da mistura na cavidade nasal. O resultado do estudo demonstrou que, em menos de 24 horas, a imensa maioria dos participantes não demonstravam sinais de inflamações, congestões ou danos no nariz.

Efeito contra o envelhecimento da pele

manteiga-de-karite

Há literalmente séculos, a cultura africana utiliza a manteiga de karité para evitar o aparecimento de rugas, e amenizar aquelas que já aparecem no rosto. Com uma boa quantidade de vitaminas em sua composição, é fato que a planta tem a capacidade de manter a elasticidade da pele por mais tempo.

Mais do que manter sua elasticidade, já é possível dizer, baseando-se em estudo científicos, que o produto auxilia na reconstrução e rejuvenescimento do colágeno na pele. Isso possui um efeito muito significativo na beleza e idade da pele.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *