Genciana: usos e benefícios

A raiz de genciana é uma erva bastante amarga, vinda da planta amarela que recebe o nome. Trata-se de uma erva nativa da Europa, que produz raízes marrons e rugosas, geralmente utilizadas para fazer suplementos para a saúde.

Os suplementos vindos da raiz de genciana possuem várias formas. Entre as mais comuns, destacam-se o chá, o extrato ativo, e a genciana em pó e solúvel. Suas utilizações variam de acordo com a condição  a ser tratada, e devem ser discutidas previamente com um médico ou nutricionista, caso a intenção seja a utilização regular.

Saiba tudo sobre a genciana e quais são seus principais benefícios para a saúde:

Tratamento para problemas do trato digestivo

Desde os druidas tradicionais da Europa, a raiz de genciana é utilizada para estimular o apetite e para tratar uma série de condições gastrointestinais. Além disso, é uma conhecida aliada para tratar asia, vômito e diarreia.

Essa cultura tradicional de curandeirismo costumava garantir que o consumo de ervas amargas, como a genciana, antes das refeições melhorava no processo digestivo, ao estimular a produção de saliva, bile e os ácidos estomacais.

Atualmente, sabe-se que a raiz realmente auxilia na secreção de fluidos digestivos. Em estudos realizados com pacientes humanos utilizando genciana, percebeu-se uma redução da constipação e de azia. Acredita-se que um copo de chá diário seja suficiente para melhorar significativamente o processo digestivo.

Prevenção de câncer

beneficios-da-cha-de-genciana

Alguns estudos recentes já concordam nos efeitos da genciana sobre o aparecimento de câncer. O extrato da planta apresenta uma forte ação preventiva em função de suas fortes propriedades antioxidantes. Isso auxilia o corpo no combate a radicais livres – responsáveis pelas mutações celulares.

Em outro estudo, seu consumo demonstrou a capacidade de proteger células normais da radiação vinda de aparelhos clínicos, mas sem proteger as células cancerígenas. Em outras palavras, sua utilização pode ser útil no tratamento com radioterapia.

Anemia

A anemia é uma condição de saúde que primariamente ocorre quando uma pessoa não consome uma quantidade suficiente de ferro. Níveis insuficientes de ferro no corpo levam a um déficit de células vermelhas no corpo. Isso significa que o corpo torna-se incapaz de carregar a quantidade suficiente de oxigênio para os tecidos e órgãos.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Maryland, no EUA, este tipo de uso já era utilizado na Europa medieval. O tratamento de anemia funciona através de estímulos para o corpo absorver nutrientes – em especial, o ferro.

Outros benefícios

Além dos benefícios relacionados à digestão, ao câncer e ao tratamento de anemia, diversas outras habilidades capacidades de cura são atribuídas à raiz. Seus vários componentes são capazes de gerar um efeito analgésico e anti-inflamatório. O nível destes efeitos em humanos ainda não é exatamente testado em humanos.

Sabe-se, também, que a genciana é eficiente para funções antissépticas. A raiz funciona especialmente bem contra bactérias, fungos e protozoários diversos. Este efeito já é confirmado em humanos, e é um dos benefícios associados aos ganhos no trato digestivo.

Cuidados e precauções

2-gentiana-lutea-l-8744

Geralmente, a genciana não apresenta efeitos colaterais ou reações alérgicas em seus usuários. É possível, no entanto, que algumas pessoas experienciem náuseas, vômito ou dores de cabeça, em casos de ingestão exagerada.

Além disso, mulheres grávidas ou lactantes devem evitar seu uso, pois os efeitos ainda não foram testados sob tais condições.

Veja também:

Leave a Reply