Freixo: efeitos diurético, laxante e anti-inflamatório são os principais

Sua madeira é densa, dura, pesada e porosa; produz um som estridente e é usada até para fazer guitarras. Fora isso, Freixo é uma árvore com propriedades medicinais, que você vai conhecer a partir de agora!

Da família das Oleáceas (a mesma da oliveira), a Freixo cresce na Europa, e entre seus usos mais famosos estão as propriedades diurética, laxante, febrífuga e antirreumática. Seu nome oficial é Fraxinus angustifólia. Já os apelidos frequentes são Freixo comum e Freixo europeu.

Taninos, flavonoides, rutosídeos e iridoide são alguns dos compostos da Freixo responsáveis por suas ações terapêuticas. Os princípios ativos são encontrados nas folhas secas e cascas do vegetal, sendo seu chá o produto mais utilizado. Outra possibilidade é o cataplasma.

Em geral, a bebida é procurada principalmente por suas capacidades anti-inflamatória, diurética, laxante, analgésica, depurativa, cicatrizante, rejuvenescedora e antipirética.

Como remédio caseiro, é consumida para combater sintomas de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de situações como retenção de líquidos, colesterol alto, ajuda na cicatrização de feridas (casca da árvore) e prisão de ventre.

E mais: o chá de Freixo é associado ao tratamento de celulite, obesidade, febre, cálculo renal, excesso de ácido úrico, mau hálito e acúmulo de ureia.

Uma receita disponível na internet diz que o chá deve ser preparado com 2 colheres (sopa) de Freixo em 200 ml de água fervente, deixando o líquido descansar, abafado, por 10 minutos. Depois de coada, a bebida está pronta para consumo.

O chá de Freixo é, para os adeptos das ervas medicinais, uma bebida funcional que, por conter substâncias com efeitos diuréticos e laxantes, permite ao corpo um equilíbrio. Isto é, evita que um líquido pobre em proteínas deixe os vasos sanguíneos e fique depositado no tecido subcutâneo, tornando o aspecto da pele inchado e brilhante.

Existe ainda Freixo em cápsulas, com orientações específicas nas embalagens dos produtos. Porém, seja o líquido ou neste formato, é importante contar com acompanhamento especializado, ou seja, não praticar a automedicação, que pode ser perigosa.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Freixo: características e usos

Fraxinus angustifolia é uma árvore resistente que prefere solos frescos e profundos. De médio porte, consegue atingir aproximadamente 25 metros de altura. Seu crescimento é rápido, normalmente junto a cursos de água.

As cascas dela, de tom castanho-escuro acinzentado, apresentam sulcos verticais profundos e frutos pequenos com membrana em formato de asa; suas flores surgem em cachos, antes mesmo de as folhas perdidas no outono serem renovadas – ao contrário da maioria das árvores.

É uma espécie cercada de mitos, lendas, histórias de ficção. Conta-se nos países nórdicos que seu tronco deu origem ao primeiro homem. Em Portugal, existe uma lenda na qual um guerreiro deu nome à localidade chamada “Freixo de Espada à Cinta”.

Lendas à parte, acredita-se que o consumo regular da planta Freixo seja capaz de favorecer a eliminação do excesso de líquido retido no corpo. Portanto, ela está associada ao combate à retenção hídrica e distúrbios potencializados por ela, como a celulite.

Adeptos de musculação e outras práticas esportivas que provocam dores musculares inflamatórias também costumam recorrer ao chá de Freixo na intenção de aliviar o desconforto. Como anti-inflamatório natural, a planta ainda é considerada útil no tratamento de reumatismo.

Diz-se que as primeiras guitarras nos modelos Stratocaster e Telecaster já traziam em sua estrutura a densa madeira de Freixo. E que os mais caros instrumentos da marca Fender continuam sendo fabricados com ela.

Fico aqui na torcida para que isso aconteça de modo sustentável, claro, para que não desapareça uma árvore que, além de tudo, possui benefícios medicinais, como você viu neste post.

Até breve com muito mais!

Leave a Reply