Folha de louro: usos e benefícios

A folha de louro é conhecida no Brasil como o tempero ideal para o feijão diário, e ingrediente essencial de uma boa feijoada. Além de ser rica em diversos nutrientes, esta folha ainda possui uma série de propriedades medicinais que – não raro – ignoramos por completo.

A árvore do louro é nativa da região mediterrânea, embora já tenha se adaptado ao clima brasileiro com algum sucesso. Não se trata de uma planta simples de manter, embora os benefícios sejam enormes.

Saiba quais são os benefícios da folha de louro, e como você pode aproveitar-se deste tempero, utilizado medicinalmente desde os tempos romanos:

Formas de utilização

Há diversas formas de utilizar o louro – sempre a partir de suas folhas. Entre elas, inclui-se desde moer as folhas secas para pulverizar sobre as receitas, até a forma mais comum: adicionar a folha inteira – seca ou fresca – nos pratos para conferir um sabor inconfundível.

Além disso, em um viés mais medicinal, é comum utilizar o extrato da folha de louro. O extrato pode ser utilizado de forma tópica, diretamente sobre a pele. Também é um elemento popular na aromaterapia e tratamento de condições respiratórias.

Benefícios da folha de louro para a saúde

Entre os principais benefícios do louro para a saúde, destacam-se:

cha-louro

Saúde gastro-intestinal

As folhas da planta possuem efeitos bastante conhecidos sobre o sistema gastro-intestinal. Ela gera dois efeitos principais: um diurético e outro de eliminação de toxicidade. Se algo perigoso for consumo, a ingestão de altas doses de folhas de louro estimula o vômito, evitando que o organismo absorva o alimento.

Além disso, os componentes presentes na folha auxiliam a acalmar estômagos mais irritáveis.

Condições respiratórias

O óleo que contém o extrato da folha de louro pode ser utilizado para aplicação tópica sobre o peito, ou junto a nebulizações. Estas aplicações possuem um poderoso efeito expectorante, capaz de aliviar diversas dificuldades respiratórias.

No caso da aplicação tópica, recomenda-se aplicar o extrato sobre o peito antes de dormir, deixando que atue durante a noite. Já no caso de vaporizações, basta incluir o líquido junto à solução geralmente utilizada para o procedimento.

Qualidade dos fios de cabelo

Para quem quer melhorar a saúde do cabelo – especialmente na raiz – eliminando a caspa, o louro pode ser uma boa ideia. Faça uma infusão das folhas em água e massageie o couro cabeludo após passar o shampoo. As substâncias contidas nas folhas deixarão a pele menos seca e diminuirão os riscos de caspa.

Propriedades anti-inflamatórias

Um dos benefícios mais importantes da folha de louro é sua habilidade de reduzir inflamações pelo corpo. Alguns de seus fitonutrientes são especialmente eficientes no tratamento da inflamação, especialmente quando aplicados de forma tópica sobre as áreas atingidas. Esta utilização é benéfica para diversas condições, como artrite e artrose.

Saúde cardíaca

Alguns dos componentes orgânicos da folha de louro possuem um efeito específico na saúde do coração. A rutina, por exemplo, fortalece as paredes dos vasos capilares presentes no coração e no resto do corpo. O ácido cafeico, por sua vez, auxilia a diminuir os níveis do colesterol “ruim” no sistema cardiovascular.

Prevenção contra o câncer

A combinação única de antioxidantes e componentes orgânicos da folha de louro são absolutamente eficientes contra o câncer. A presença destes componentes combate diretamente a atuação dos radicais livres no organismo. Isso diminui as chances de que eles promovam mutações celulares que, eventualmente, geram tumores no organismo.

Cuidados e efeitos colaterais

Laurer leafs in wooden bowl

A utilização consciente da folha de louro é, em geral, bastante segura. No entanto, é necessário dar atenção a seus efeitos sobre o corpo. Seu consumo em alta escala, por exemplo, pode promover o vômito. Embora seja benéfico nas situações em que este efeito é desejado, seu consumo inadvertido pode gerar tal resultado em momento inesperado.

Por isso, o melhor cuidado em relação ao louro é garantir que você tenha informações suficientes a respeito da planta.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *