Folha-da-fortuna: usos, propriedades e benefícios

Folha da fortuna

A folha-da-fortuna é uma planta perene que não costuma crescer muito, mas possui uma aparência bastante distinta. Suas folhas parecem suculentas e “carnudas”, podendo variar sua coloração de um verde vívido a trechos com faixas vermelhas. Suas flores em forma de sinos vermelhos pendurados também chama a atenção para a beleza da planta.

A planta é originária da América do Sul, e possui parentesco com mais de 200 espécies que nascem em outros lugares do mundo, como África, China e Madagascar. Muitas vezes, a planta é cultivada de forma ornamental, mas há diversas utilidades em seu uso medicinal.

Saiba mais sobre a folha-da-fortuna, e quais são seus benefícios para a saúde:

Utilização tradicional

Entre os povos indígenas, especialmente os que habitavam a região amazônica, a folha-da-fortuna era utilizada para vários propósitos diferentes. Entre os mais populares, inflamações e febres costumavam ser os principais males combatidos pela folha-da-fortuna.

Em algumas culturas, misturava-se o óleo de coco com o extrato da folha-da-fortuna para passar sobre a testa das pessoas, com o objetivo de curar enxaquecas. Outras variações eram utilizadas para tratamento local de queimaduras e problemas na pele.

No Equador, uma infusão das folhas da planta era utilizada para auxiliar na cura de ossos quebrados e danos internos. Na Amazônia, o suco das folhas era misturado com leite materno para curar dores de ouvido em bebês.

O longo histórico e os diversos tipos distintos de utilização demonstram sua importância e o seu potencial. No Brasil, a folha-da-fortuna também é utilizada como sedativo, diurético e anti-inflamatório, especialmente em doenças relacionadas a problemas respiratórios.

Propriedades medicinais conhecidas

Além das utilizações tradicionais, a folha-da-fortuna é utilizada de forma moderna, com estudos já realizados que demonstram sua eficiência. Entre estas propriedades, destacam-se as seguintes:

Combate a doenças infecciosas

Já se pode considerar que a folha-da-fortuna possui poderosos efeitos de combate a condições infecciosas, tanto internas quanto externas. As folhas da planta possuem propriedades bactericidas, antivirais e antifúngicas. Seus efeitos positivos são especialmente estudados contra organismos como Staphylococcus e E. coli, responsáveis por algumas das infecções mais recorrentes em contextos urbanos. Outra condição que é eficientemente combatida pelo extrato da planta é a leishmaniose.

Melhoria das condições respiratórias

Além das propriedades antibactericidas, a folha-da-fortuna é conhecida por sua utilidade no tratamento de condições respiratórias. Sabe-se que o suco das folhas frescas da planta possui um poderoso efeito anti-histamínico, ou seja, anti-alérgico. Em estudos realizados com ratos e porcos da índia, o extrato da planta foi capaz de proteger os animais contra a indução química de reações anafiláticas, o que salvou a vida dos animais, ao bloquear seletivamente os receptores histamínicos nos pulmões das cobaias.

Combate a úlceras

Outro estudo demonstrou o excelente efeito da folha-da-fortuna para o tratamento de úlceras. O extrato da folha da planta foi capaz de proteger ratos de induções que levariam a úlceras rapidamente,

Propriedades anti-inflamatórias

Outra capacidade tradicional que foi comprovada pela ciência é o potencial da folha-da-fortuna de combater febres e inflamações. Além disso, seu efeito analgésico como um sedativo leve também foi comprovado em diversos estudos, que já realizaram até mesmo testes em cobaias humanas para a comprovação do efeito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *