Fel da Terra: usos e benefícios

Os benefícios da planta chamada “fel da terra” são longos conhecidos da herbalística. Diversas culturas antigas utilizavam a planta com a finalidade de desenvolver a cura para problemas diversos. Ao fel da terra, são atribuídas propriedades para o tratamento de problemas digestivos, no fígado, no estômago e nos nervos.

O fel da terra é uma planta florescente da mesma família da genciana. É facilmente encontrada na Europa, no norte da África, no oeste da Ásia e em parte da Oceania. Como não é muito comum na América do Sul, seu uso no Brasil costuma resumir-se aos chás e suplementos concentrados.

Seu gosto é bastante amargo e, por isso, o fel da terra costuma ser utilizado para dar sabor a algumas bebidas. É o caso, por exemplo, do vermute, que utiliza a planta como um de seus ingredientes.

Entre os principais benefícios atribuídos ao fel da terra, destacam-se:

beneficios-e-contraindicacoes-do-fel-da-terra

Efeito diurético

Um dos principais efeitos do fel da terra no corpo, é sua ação diurética. Embora possa não parecer algo tão relevante, esta característica é essencial para sua ação no corpo. O estímulo da atividade do trato urinário garante que o corpo tenha menos toxinas acumuladas. Desta forma, os órgão sobrecarregam-se menos, diminuindo as chances de lesão.

Saúde cardíaca e do sangue

A melhora na saúde cardíaca promovida pelo fel da terra é significativa. Ela atua em, basicamente três meios diferentes. O primeiro é resultado de seu efeito diurético. Este efeito garante menor presença de toxinas no sangue, o que torna o sangue mais “limpo”.

Outra atuação está na sua capacidade vasodilatadora, que auxilia a diminuir a pressão sanguínea. Seu terceiro benefício está relacionado à presença de ferro na planta. Ela estimula a formação de hemácia no sangue, evitando problemas como a  anemia e aumentando o nível de oxigenação dos órgãos e músculos.

Melhorias no sistema digestivo

Outra qualidade geralmente atribuída ao fel da terra diz respeito à função digestiva do corpo. Os nutrientes presentes na planta auxiliam a combater a constipação e a gastrite. Seus efeitos anti-inflamatórios facilitam o movimento dos intestinos. Isso garante que o sistema digestivo funcione de maneira adequada por mais tempo.

Além disso, a medicina herbalística costumava atribuir a característica de “abrir o apetite” para a planta. Era comum recomendar a ingestão de chá de fel da terra antes das refeições para estimular as crianças e enfermos a comerem mais.

fel_da_terra_2

Saúde dos rins e fígado

O estímulo ao potencial diurético da planta auxilia diretamente na saúde dos rins e do fígado. Acredita-se que ela seja capaz de lidar com várias condições diferentes nos órgãos. Isso ocorre através da expulsão de toxinas do corpo, através da maior atividade do trato urinário.

As toxinas presentes no organismo são capazes de danificar as células, lesionando os órgãos e acumulando-se sobre eles. É o caso, por exemplo, das pedras nos rins. A ingestão diária deste chá, por exemplo, auxilia a diminuir as chances acúmulo de pedras. Este maior fluxo possui ação que funciona tanto para prevenir o desenvolvimento destas pedras, quanto para tratar condições já desenvolvidas.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *