Feijão-Guandu: benefícios do super-alimento indiano

Feijão Guandu

O feijão-guandu é um produto conhecido por sua enorme quantidade de efeitos benéficos para a saúde. Entre eles, o estímulo para a crescimento, para a boa saúde sanguínea e a melhoria da saúde cardíaca e do funcionamento metabólico destacam-se entre as principais características.

A planta é cultivada há mais de três milênios no subcontinente indiano, e não crescem em diversas regiões do planeta, o que a torna significativamente rara. Por isso, o feijão-guandu é muito mais consumo no sudoeste asiático como fonte de proteína, enquanto continua sendo bastante exótico por aqui.

Além de seu alto valor nutritivo, o feijão-guandu apresenta uma série de benefícios adicionais ao ser consumidos. Sua composição química o torna um alimento excelente e uma aliado da saúde. Saiba mais sobre o feijão-guandu, e quais são os seus benefícios para a saúde:

Melhoras na pressão sanguínea

Um dos principais minerais presentes no feijão-guandu é o potássio. O elemento é essencial para uma série de funções essenciais do corpo. Em especial, é conhecido como vasodilatador, o que permite a redução da pressão sanguínea. Por isso, o ingrediente é excelente para quem sofre de hipertensão.

Estímulo ao crescimento e desenvolvimento

Há, na nutrição, ingredientes que são chamados de super-alimentos, em função de sua riqueza nutritiva. O feijão-guandu é, definitivamente, um dos protagonistas desta categoria. Ele é rico em proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes. A alta concentração proteica é utilizada, por exemplo, para o combate de anemia, e favorece o desenvolvimento muscular.

Atividades anti-inflamatórias

Todas as partes do feijão-guandu, incluindo sementes, folhas e os próprios grãos, são utilizados na medicina ayurvédica como parte de tratamentos contra inflamações. Seus componentes rapidamente reduzem inchaços e inflamações pelo corpo, tratando as dores e curando. Uma pasta feita a partir da planta é comumente utilizada na Índia como tratamento para hemorroidas.

Auxilia na perda de peso

Apesar de ser rica em nutrientes, esta planta são bastante moderadas no que diz respeito à quantidade de calorias, além de terem baixa concentração de gorduras. Isso permite que você satisfaça o apetite com alimentos nutricionalmente ricos, mas sem exagerar na quantidade de calorias consumidas, quando o feijão-guandu é adicionado na dieta. Desta forma, torna-se mais simples manter o regime adequado.

Mais energia disponível

A alta quantidade de vitaminas da planta auxilia na promoção metabólica dos carboidratos do corpo, prevenindo o acúmulo de gordura. Prevenir o acúmulo de gordura significa, em outras palavras, queimar as células adiposas armazenadas, convertendo-as em energia disponível na corrente sanguínea.

Fortalecimento do sistema imunológico

Os grãos crus do feijão-guandu são extremamente ricos em vitamina C, o que fortalece significativamente o seu sistema imunológico. Mais vitamina C significa maior imunidade para o organismo, resultando em maior resistência em relação a ameaças externos. Além disso, a vitamina atua como antioxidante, reduzindo os danos celulares causados ao longo do tempo.

Auxilia na redução de problemas digestivos

Assim como muitos legumes, o feijão-guandu é uma fonte rica em fibra alimentar, o que é absolutamente essencial para a digestão. A fibra acumula volume sólido para a formação de fezes, o que promove a atuação dos intestinos no sentido de regular seu funcionamento. Por isso, sua utilização é bastante eficiente para lidar com constipações, inchaços, cólicas e diarreias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *