Embaúba: usos e benefícios

A embaúba é uma grande árvore, capaz de chegar a quinze metros de altura. Suas folhas possuem o formato de coração, e seu tronco é cheio de nós característicos, bastante fáceis de serem reconhecidos por quem já conheceu a planta.

Apesar do tamanho, a embaúba possui crescimento razoavelmente fácil, desde que tenha bastante disponibilidade de sol. Por isso, é em zonas tropicais que a planta desenvolve-se.

Seus usos são variados, e datam desde antes da colonização do continente americano.

142845729_3ce6aab875

Utilização da Embaúba

Nos diferentes países em que cresce, diferentes utilizações foram atribuídas à embaúba. Elas vão desde o principal remédio contra bronquite e infecções contra picadas de cobra, em Trinidad e Tobago, até a cura da diabetes e da hipertensão na Guatemala.

Em Cuba, praticamente todas as partes da árvore são aproveitadas e utilizadas para algo na medicina herbal. O látex que ela produz é utilizado como componente corrosivo e adstringente, ideal para tratar condições de pele variadas. Sua casca é capaz de reduzir o muco acumulado no organismo. A raiz é utilizada para tratar o fígado. A fruta, por sua vez, hidrata e melhora a saúde da pele em produtos de beleza.

Algumas populações indígenas da América Central e do Caribe utilizavam a madeira da embaúba para produzir seus tambores. Estes eram utilizados para a transmissão de mensagens entre núcleos populacionais que viviam de forma distante.

Esta enorme quantidade de usos diferentes indica o quão versátil é a planta. Isso faz com que, atualmente, ela seja utilizada ao redor do mundo para os mais variados fins. Utiliza-se a embaúba para tratar bronquite, tosses, pneumonia, até mesmo, diabetes.

Seus compostos químicos incluem antioxidantes como alcaloides e flavonoides, assim como ácidos e resinas variados. Há, ainda, uma boa quantidade de fito-esteroides contidos na planta.

Benefícios da embaúba para a saúde

Por tratar-se de uma erva antiga, que cresce em locais bastante específicos, os tratamentos que utilizam a embaúba geralmente tratam algumas condições de uma só vez.

Condições nervosas

O chá com as folhas da planta, por exemplo, podem auxiliar no tratamento do mal de Parkinson e de uma variedade de outras condições nervosas. A alta presença de antioxidantes permite que a degeneração das células nervosas seja lenta, fazendo com que condições deste tipo evoluam mais lentamente.

Propriedades antimicrobianas

O chá também é eficiente para a limpeza de feridas externas, em função de seus efeitos antimicrobianos. Ele evita o desenvolvimento de infecções locais, acelerando a cicatrização e cura destes pontos.

Além da propriedade antimicrobiana, a planta possui uma característica coaguladora. Isso faz com que sangramentos estanquem mais rapidamente, o que torna sua aplicação tópica ainda mais eficaz.

Prevenção contra o câncer

A alta concentração de antioxidantes garante efeitos atribuídos à prevenção do desenvolvimento na câncer. Em outras palavras, esta concentração previne a atuação de radicais livres no corpo. Isso evita a mutação celular que, eventualmente, leva ao desenvolvimento de tumores.

Tratamento de doenças respiratórias

Tradicionalmente, um dos usos mais comuns da embaúba está associado ao tratamento de doenças respiratórias. Entre elas, asma, resfriados e congestões eram as mais comumente tratadas. Há registros, no entanto, de sua utilização contra o desenvolvimento de pneumonias graves, em alguns casos.

Cuidados e possíveis efeitos colaterais da embaúba

1345_1

Embora sua utilização seja, de forma geral, bastante segura, é necessário adotar alguns cuidados com a árvore. Isso é especialmente verdade quando seus componentes são consumidos em formas concentradas, como extratos e cápsulas.

Altas doses destas substâncias podem gerar pressão alta, tontura, náusea e diarreia. Além disso, pode sobrecarregar rins e fígados, levando a possíveis lesões.

Em função de seu efeito sobre a coagulação, não é recomendada sua ingestões próximo a cirurgias. Também deve-se evitar o consumo de produtos com embaúba nas condições de grávida ou lactante.

Veja também:

Leave a Reply