Dong quai ou”ginseng feminino”: benefícios, usos e precauções

Dong quai (Angelica sinensis) é uma das ervas mais utilizadas na tradicional medicina chinesa. Seu uso principal está ligado a problemas do ciclo menstrual, mas existem vários outros. Desvende os segredos e conheça as propriedades da planta lendo este post até o fim!

Ela é conhecida também como dang gui, Angélica chinesa, Angelica polymorpha, toki (chinês), chinese Angelica, ginseng feminino, don quai, ginseng para mulheres e tang kuei. Um de seus benefícios é colaborar com o equilíbrio dos níveis de estrogênio.

E tem mais: aliviar dor de cabeça e cólica no período menstrual; estimular a nutrição dos tecidos vaginais; embelezar a pele; controlar sangramento excessivo da menstruação; tratar tensão pré-menstrual; fornecer fitoestrogênios para amenizar sintomas da menopausa (fogachos, por exemplo); e irregularidade menstrual.

Em alguns países, a toki é utilizada para prevenir hemorragia pós-parto, melhorar a circulação sanguínea, amenizar congestão pélvica e proporcionar mais força à mulher depois que ela dá à luz, auxiliando na diminuição da fadiga e recuperação de vitalidade.

É uma planta da família Apiceae que ajuda a tratar distúrbios ginecológicos e tonificar o organismo feminino, em especial, além de auxiliar em alergias, anemia, hepatite, males digestivos e respiratórios, entre outros.

A Dong quai é uma espécie indicada ainda para diminuir desconfortos da artrite reumatoide e a pressão sanguínea nas artérias. Há relato na internet de estudos em animais nos quais a raiz foi capaz de reduzir a formação de placas nos vasos e paredes das veias.


Por este motivo, a erva pode ser utilizada na tentativa de prevenir condições como hipertensão, angina e infarto do miocárdio.

Comum em países como China e Japão, a Angelica sinesis pode ser usada desidratada, em fatias, na forma de extrato líquido ou pó. Especialistas da medicina herbal chinesa recorrem à planta há milênios para fortalecer coração, pulmões e fígado.

A atuação no sistema respiratório ocorre graças à presença de carvacrol e alfa-pineno, compostos que trazem as propriedades expectorante e antiespasmódica, contribuindo com a eliminação de mucos e o controle da tosse.

A planta conta também com propriedade anti-inflamatória, podendo auxiliar no combate a inflamações que surgem juntamente com determinadas doenças respiratórias.

A população chinesa costuma aproveitar amplamente a erva como tônico e até tempero em receitas variadas. Mas é na saúde que a dang gui possui maior destaque. O que inclui favorecer o combate a micro-organismos e doenças como a Herpes Zóster.

Acredita-se ainda que os polissacarídeos encontrados na raiz podem contribuir com o aumento do poder das células autoimunes de nosso organismo na missão de destruir células cancerígenas. Por este motivo, a planta é fonte de pesquisa para potenciais tratamentos de câncer e HIV.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Dong quai: efeitos colaterais, contraindicações e advertências

O uso prolongado de Dong quai pode causar dor de estômago, vômito e náuseas. Indivíduos com sensibilidade aos alimentos da família do aipo devem evitar o consumo da erva, pois ela tende a causar alergia de pele.

A fotossensibilidade é outra reação que costuma surgir em algumas pessoas que utilizam o vegetal, fazendo com que sofram desconfortos ao serem expostas ao sol.

Angelica sinensis não deve ser ingerida por gestantes e lactantes. Mesmo que em certos países ela possa ser usada como tônico pós-parto, é preciso consultar um médico antes de tomar o medicamento natural, uma vez que não são conhecidos todos os seus efeitos colaterais.

A substância é contraindicada durante tratamento com anticoagulantes e drogas que potencializam o risco de sangramento. E mais: a erva não é, até o momento, considerada eficiente, pura ou segura por instituições como Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula alimentos, remédios e suplementos nos Estados Unidos.

Cuide-se!

Até o próximo post…

Leave a Reply