Como plantar gengibre em casa

Você sabe como plantar gengibre em casa? Se você nunca teve essa experiência, acompanhe nosso artigo até o final. Nós vamos ensinar o passo a passo de como plantar gengibre em casa ou mesmo em apartamento. Você irá se surpreender ao ver que o seu plantio é mais fácil do que você imaginava.

O que é o gengibre

Para quem não sabe, o gengibre é uma raiz. Ele é tradicionalmente cultivado no Oriente e muito utilizado como condimento e erva medicinal. Na medicina oriental tradicional, ele é utilizado para muitos tratamentos, bem como: alívio de sintomas respiratórios, menstruais, dores musculares e articulares e até mesmo para tratamento de queimaduras. Trata-se de uma raiz quente, que possui um efeito termogênico no corpo. Por isso ele é muito eficiente para escalda pés, compressas e chás.

Como condimento, o gengibre é muito utilizado em temperos de carnes, peixes e saladas ou para completar ingredientes de doces ou biscoitos. No entanto, é aconselhável que seu uso seja moderado, devido ao seu forte sabor.

Se você é fã dessa raiz, aprenda como plantar gengibre em casa e comece hoje mesmo.

Como plantar gengibre em casa

O gengibre se multiplica muito facilmente pelo rebrote da sua raiz. Esse rebrote são aqueles pequenos brotos de raiz que observamos, alguns já quase brotando. O nome desse rebrote é rizoma. Para plantar, escolha um rizoma saudável, que não seja nem mole, nem velho ou enrugado. Se já tiver brotos verdes é melhor ainda.

Se o seu gengibre comprado ainda não tiver brotos verdes, não tem problema. Basta deixá-lo de molho por uma noite em água morna que os brotos logo aparecerão.

Quando já tiver as mudas (rizoma), é hora de plantar. Comece então preparando o vaso, garantindo que em seu fundo haja pequenos furinhos. Dessa forma, a água não ficará acumulada quando a terra  for regada.


Estando com o vaso já com os furos, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Coloque sobre elas uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso. O vaso deve ter bastante profundidade.

Depois isso, encha o vaso com terra adubada. Dê preferência para adubos naturais.

Os rizomas brotados devem ser colocados neste vaso com os brotos para cima, aparecendo a pontinha.

Depois de plantados, regue abundantemente, preferencialmente com água mineral.

Mantenha seu vaso de gengibre em local quente porém com sombra. Por isso ele vai muito bem dentro de casa, próximo a alguma janela mas não diretamente no sol.

Regue com frequência, especialmente depois dos botões aparecerem mas tenha o cuidado de não encharcar. É importante que a terra esteja sempre úmida.

Em poucas semanas você já verá as primeiras folhas surgirem. em um período de 3 a 4 meses você já poderá colher o seus gengibre. Em 12 meses, os brotos devem ter cerca de 60cm a 70cm de altura.

Se preferir, corte apenas a quantidade que vai precisar e cubra de novo com a terra, o restante. Dessa forma, haverá sempre um crescimento contínuo.

 

como plantar gengibre

Fatos curiosos sobre o gengibre

 

O uso medicinal do gengibre começou na China há mais de 3.000 anos, chegando à Europa anos depois. A partir da Europa, o gengibre passou a ser conhecido mundialmente – até hoje.

Uma grande curiosidade sobre o gengibre é que ele é muito utilizado para fins de emagrecimento. Isso porque ele possui uma ação termogênica, que acelera o metabolismo, ajudando a pessoa a perder muito peso.

Além disso, por causa da sua ação anti-inflamatória e analgésica, ele também muito utilizado para o tratamento de inflamações e dores. Além disso, é também usado para tratar problemas digestivos, perturbações respiratórias, inflamação das articulações e dores menstruais.

E então, você precisa de mais motivos para ter um pé de gengibre em casa? Siga o passo a passo que nós demos nesse artigo e comece a plantar agora mesmo. Afinal, você viu como plantar gengibre em casa é mais fácil do que você imaginava.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply