Como plantar abacaxi em casa

Você sabe como plantar abacaxi em casa? Não, você não se enganou. Plantar abacaxi em casa é possível sim. Nesse artigo nós vamos ensinar como plantar abacaxi em casa e ter essa deliciosa planta colhida em seu quintal. Mas se você mora em apartamento, não se preocupe. O abacaxi pode perfeitamente ser plantado em vasos. Gostou de saber?

Então fique conosco até o final e acompanhe o passo a passo ter essa deliciosa fruta cultivada por suas próprias mãos.

 

Uma delícia chamada abacaxi

 

Ela é uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros. Seu formato em forma de coroa é capaz de tirar suspiros quando bem docinha e suculenta. Além de ser uma fruta muito saborosa, o abacaxi é rico em cálcio, potássio e vitaminas A, B e C.

Ao contrário do que você pensa, trata-se de um fruta muito fácil de cultivar. Ela precisa apenas de alguns cuidados especiais para se desenvolver, pois conta com um sistema de plantio bastante simples e eficaz.

Portanto, mãos à obra e veja o passo a passo de como plantar abacaxi em casa.

 

Como plantar abacaxi em casa – no solo

Sua produção baseia-se na utilização da sua coroa, que é a sua muda. Ou seja, o ponto de partida para seus brotos nascerem. Por essa razão, o abacaxi utilizado no processo deve estar no ponto: nem verde e nem maduro demais para que os resultados esperados sejam alcançados.

Primeiramente devemos fazer as mudas. Esse processo é muito fácil. Corte um pedaço do abacaxi na parte da coroa. Este pedaço deve medir aproximadamente 2,5 cm na extremidade. Após isso, remova deste pedaço a casca por todo o redor da polpa e próximo às folhas em formato de coroa. Ou seja, você terá a coroa do abacaxi ainda junto de um pedaço da fruta, que estará sem a casca.

Deixe então esta coroa com parte da polpa da fruta dentro de um copo com água. Após alguns dias, cerca de 15 dias, você irá ver alguns ramos descendo pela água. Esta virá a ser a nova raiz, ou seja, a muda que será plantada.

O plantio na terra pode ser feito em covas, onde serão inseridas as mudas.

O plantio das mudas pode ser feito em filas simples ou duplas. Lembre-se de dar bastante espaço entre um e outro.

No decorrer do dia a dia, o pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evitar molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes. Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhar de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.

Sobre a colheita, a produção caseira de abacaxi não é rápida. Em condições ideais, é provável que o primeiro fruto apareça após alguns meses ou até mesmo após um ano. Além disso, o fruto não será de porte grande. No entanto, você provará uma fruta de sabor inigualável de plantio caseiro e 100% orgânico.

 

como plantar abacaxi

 

Como plantar abacaxi em casa – no vaso

 

Comece preparando o vaso, garantindo que em seu fundo haja pequenos furinhos. Dessa forma, a água não ficará acumulada quando a fruta for regada.

Estando com o vaso já com os furos, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Coloque sobre elas uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso. Observe que o vaso deve ter bastante profundidade.

Depois isso, encha o vaso com terra adubada. Dê preferência para adubos naturais.

Faça uma cova no centro do vaso e plante as mudas que foram deixadas na água. Siga o mesmo processo de mudas que acabamos de ensinar, para plantação no solo.

Quando a muda estiver pronta, plante no vaso, enterrando muito bem as raízes. O vaso deve ficar em um local com bastante luz e temperatura média de 25°C.

Se necessário, um mês depois do plantio, convém trocar o recipiente do abacaxi por outro maior.

No decorrer do dia a dia, o pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evitar molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes. Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhar de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.

A adubação também é necessária e pode ser realizada a cada três meses, aproximadamente. Faça com adubos naturais feitos de compostagem.

 

E, então, aprendeu como plantar abacaxi em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply