Como fazer soro caseiro: aprenda e faça em casa

 

Você sabe como preparar soro caseiro da maneira correta? Sabe quando e por que ele deve ser feito? Será que existe alguma contraindicação para o soro caseiro?

 

Se você tem essas ou outras dúvidas fique conosco. Nós vamos ensinar como fazer soro caseiro e quais os seus benefícios.

 

O que é o soro caseiro

 

O soro caseiro é um soro usado para reidratação oral. Trata-se de uma solução composta por água, sal e açúcar, e é utilizado no combate à desidratação.

 

Poucas pessoas sabem, mas esse o soro aparentemente tão simples de se fazer em casa, tem contribuído para a redução da mortalidade infantil, segundo o Ministério da Saúde.

 

Embora seja distribuído gratuitamente em postos de saúde em diversas regiões do país, é possível fazer a versão caseira que é simples de preparar e igualmente eficaz. No entanto, é preciso ficar atento às medidas e fazer exatamente como manda a receita.

 

 

Quando tomar o soro caseiro

 

Como já vimos, o soro caseiro é indicado em casos de desidratação, mesmo no início dela. Essa ação é necessária para reposição de água e sais que são perdidos durante o processo de desidratação. Por isso a água sozinha não é suficiente para repor o que for perdido, principalmente os sais.

 

O que causa a desidratação

 

Existem muitas causas que provocam a nossa desidratação. Algumas delas são os vômitos, diarreias, e alta exposição ao sol. Nesses casos, o melhor remédio é o soro de reidratação.

 

 

como fazer soro caseiro

 

Como consumir o soro caseiro

 

O soro caseiro não deve ser tomado todo de uma vez. Deve ser administrado em pequenas doses.

 

 

Quem deve consumir o soro caseiro

 

O soro de reidratação oral é indicado tanto para criança quanto para adultos, em qualquer idade, nos casos de desidratação.

 

 

Contraindicações do soro caseiro

 

O soro de reidratação é contraindicado para bebês que ainda mamam exclusivamente no peito. Além disso, deve ser consumido com moderação por pessoas com hipertensão ou diabetes, devido à presença de sal e açúcar na composição.

É fato que, embora a quantidade de açúcar e sal presentes na composição do soro não seja suficiente para alterar a glicemia e pressão arterial dos pacientes, ainda assim ele deve ser administrado com cautela.

 

 

Como fazer o soro caseiro

 

A seguir, você verá como fazer soro caseiro é um processo muito fácil. No entanto, as medidas devem ser exatas. Por isso a receita deve ser seguida rigorosamente, evitando alterações nas medidas. Veja como fazer:

 

 

Para fazer 1 litro do soro caseiro

 

  • 1 litro de água filtrada e fervida ou água mineral
  • 1 colher de café de sal (3,5g)
  • 1 colher de sopa de açúcar (20g) de açúcar

 

Misture todos esses ingredientes e mantenha em recipiente fechado em local arejado.

 

Validade

Depois de pronto, o soro pode ser mantido guardado por um período de até 24 horas em um recipiente fechado e preferencialmente sob refrigeração. Após esse período ele não deve ser reaproveitado.

 

E, então, esse artigo ensinando como fazer soro caseiro foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de saúde com tratamento medicinal natural.

 

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Salvar

Leave a Reply