Cominho Preto: usos e benefícios

O cominho preto pode não ser tão popular por aqui, mas seus efeitos são suficientemente poderosos para exigir um pouco mais de atenção. Estas sementes são repletas de nutrientes e benefícios para a saúde, e sua utilização é muito prática para ser ignorada.

Sua ação compreende desde a eliminação de bactérias nocivas para a saúde, até a regeneração de células e tecidos do corpo.  Confira quais são os principais benefícios do cominho preto para a saúde, e saiba como ele pode auxiliar seu organismo a funcionar ainda melhor:

cominho-preto-3

Diabetes tipo 2

Os estudos a respeito da diabetes são, hoje, alguns dos mais intensivos na área médica. Diversos deles buscam identificar alimentos que facilitem a vida de quem sofre com a condição.

Em uma destas pesquisas, descobriu-se que uma dose diária de dois gramas de semente de cominho preto pode reduzir os níveis de açúcar no sangue de forma significativa. Além disso, foi observada a redução da resistência a insulina no corpo, e uma melhoria na função das células beta no pâncreas.

Epilepsia

Um estudo publicado no periódico “Medical Science Monitor” demonstrou que as sementes de cominho preto são eficientes para reduzir a frequência das convulsões em quem sofre com a condição. Os resultados foram especialmente expressivos em crianças com dificuldade de apresentar resultados com tratamentos convencionais.

Prevenção contra o câncer

Os componentes antioxidantes presentes no cominho preto demonstraram-se bastante eficientes na prevenção de câncer. O combate aos radicias livres parece ter eficiência mais específica ainda no caso de câncer de cólon. Neste caso, um estudo demonstrou que as sementes são capazes de gerar efeitos até mesmo no tratamento da doença, além de sua prevenção.

Outros tipos de câncer foram especificamente testados com o cominho preto. Seu extrato demonstrou-se capaz de reduzir a velocidade de crescimento dos tumores no câncer de mama por exemplo.

O mesmo efeito foi observado no caso de câncer cerebral. Neste tipo de condição, as sementes demonstraram-se capazes de matar as células que espalham o tumor do glioblastoma – uma das formas mais agressivas do câncer cerebral.

Em casos de leucemia, também foi possível observar que os componentes presentes no cominho preto induziam à morte das células que sofreram a mutação, e que replicam-se aumentando a condição. Sabe-se, também, que estes efeitos também são observados em casos de câncer de boca, nos quais o desenvolvimento dos tumores foram retardados por uma dieta rica nas sementes.

Proteção de danos cerebrais

Outro efeito do potencial antioxidante do cominho preto, é sua capacidade de evitar o processo degenerativo dos neurônios. Ele o faz através da redução dos níveis de toxicidade presentes ao longo dos anos, o que oferece mais longevida ao cérebro, no longo prazo.

Saúde cardíaca

Outro efeito bastante conhecido do cominho preto, é sua capacidade de diminuir os riscos de doenças cardíacas. Isso ocorre através de uma atuação mista sobre o funcionamento do corpo. Resulta da soma de qualidades anti-inflamatórias, antioxidantes, vasodilatadoras, entre outras. A somas destas circunstâncias benéficas para a saúde mantém a pressão sob controle e evita a ocorrência de situações arriscadas para a saúde coronária.

Veja também:

Leave a Reply