Conheça os chás típicos de cada região do Brasil

Levanta a mão quem nunca tomou uma xícara de chá! Pois é, o consumo dessa deliciosa bebida está se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil, e em cada parte do país podemos observar uma particularidade quanto à grande variedade de sabores. Por isso, cada região possui os seus chás típicos, que são elaborados graças à diversidade de frutos característicos de cada região.

Por conta disso, os chás típicos que encontramos em cada região do Brasil são feitos a partir das ervas mais cultivadas naquele espaço geográfico. Além disso, de acordo com a temperatura da região, os chás podem ser servidos quentes ou gelados. Mas o consumo dos chás vai além da busca por sabores. Cada um deles possui uma característica diferente, e são ricos em propriedades medicinais, que acabam contribuindo com a nossa saúde.

Portanto, se você ainda não tem o hábito de tomar um delicioso chá de cada dia, que tal começar a experimentar? Acompanhe nosso artigo e conheça os chás típicos que cada região de nosso país oferece.

 

Chás típicos da região Sul

 

Chimarrão

Quem consegue pensar no gaúcho sem o famoso chimarrão nas mãos? Pois é, se vamos falar em chás típicos, certamente não poderíamos deixar de mencioná-lo à tradição gaúcha. Feito com base da erva mate, o chimarrão possui vários benefícios à saúde. Isso porque ele é rico em vitaminas A, B1, B2, C e E, cálcio, potássio, ferro, fósforo e manganês.

Dentre suas funções, ele atua como um ótimo diurético, combatendo a retenção de líquidos, além de regular o intestino, ajudar na digestão e na prevenção da osteoporose.

Também possui efeito termogênico, portanto, acelera o metabolismo e ainda estimula as atividades físicas e mentais, além de regular as funções cardíacas e respiratórias. Mas os seus benefícios não param por aí. A erva mate é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres. Por isso, protege as células do envelhecimento precoce.

 

Chás típicos da região Centro Oeste

 

Chá de Guaco

Quando pensamos na região Centro Oeste, nos lembramos logo do guaco, uma erva tradicional da região. Além de produzir um delicioso chá, o guaco também possui excelentes benefícios à saúde. Uma de suas principais funções é ajudar no combate aos sintomas das gripes e resfriados. Isso porque ele age diretamente no sistema respiratório, além de fortalecer a imunidade.

 

Além disso, o guaco também possui uma forte ação anti-inflamatória, por isso combate diversos sintomas advindos dos processos inflamatórios do corpo. Também possui ação bronco dilatadora, por isso é um dos chás mais indicados para problemas respiratórios. Mas seus benefícios não param por aí. O guaco também age como um poderoso antirreumático, antisséptico, antiasmático, febrífugo, cicatrizante e sudorífero.

 

Chás típicos da região Sudeste

 

Chá de camomila

Pensar na região sudeste é lembrar-se de agitação. A vida agitada dos habitantes da região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, acaba levando os sudestinos a buscarem meios que proporcionem mais relaxamento após um longo e estressante dia de trabalho. Por conta disso, o chá de camomila acaba sendo um dos chás mais consumidos no sudeste.

A camomila é conhecida por sua atuação no mercado de estética, por conta de sua ação calmante para a pele, além de ter função clareadora natural dos cabelos. No entanto, a busca pelo chá de camomila tem aumentado cada vez mais, ganhando espaço nesse mercado de consumo.

Essa flor, de especial atuação em nosso organismo, é riquíssima em propriedades calmantes, que ajudam a combater o estresse, a ansiedade e a insônia. Assim sendo, quem leva uma vida agitada e busca por noites de sono mais tranquilas, o chá de camomila pode ser o aliado perfeito. O chá de camomila também atua como um ótimo anti-inflamatório, e também é excelente para o alívio de cólicas menstruais e gastrintestinais, ajudando também a aliviar enjoos.

 

chá de erva doce

chá de erva doce

 

Chás típicos da região Norte

 

Chá de catuaba

Como já vimos, os chás típicos são feitos a partir das plantas mais cultivadas de cada região. No caso da região Norte, uma das plantas mais cultivadas é a catuaba, cujo chá é altamente consumido pelos nortistas.

Trata-se de uma planta que age como estimulante sexual, rica em propriedades afrodisíacas que promovem mais energia e vitalidade. É popularmente conhecido como um energético natural. Dona de um sabor amargo, a catuaba possui muitos outros benefícios à saúde: auxilia o sistema circulatório, tem ação antioxidante e atua beneficamente na memória.

Por causa de sua ação antioxidante, a catuaba também ajuda a retardar o processo de envelhecimento precoce celular. Também funciona como um poderoso expectorante, que ajuda a combater os problemas respiratórios e pulmonares.

 

chás típicos

Chimarrão

 

Chás típicos da região Nordeste

 

Chá de tamarindo

Um dos chás típicos e mais consumidos na região Nordeste vem do tamarindo. Trata-se de uma fruta típica das regiões mais quentes, de sabor acentuado e altamente consumida pelos nordestinos.

O chá de tamarindo é feito a partir das folhas da árvore, que são ricas em vitaminas e minerais. O consumo desse chá é altamente benéfico para quem busca benefícios para os rins e para a prisão de ventre moderada. Sem contar que as folhas também possuem uma forte ação antioxidante, que limpam o organismo dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Além desses benefícios, o chá de tamarindo também possui ação anti-inflamatória, ajuda a combater problemas digestivos e também auxilia no tratamento de doenças do coração, regulando os níveis de colesterol.

Um detalhe importante é que, por ser uma região altamente quente, os chás são, preferencialmente, consumidos gelados. E então, vai um chá gelado de tamarindo para refrescar?

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre os chás típicos de cada região do Brasil, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até o próximo post!

Leave a Reply