Chás para dor de estômago: os melhores e mais eficazes

Não existe dor tão incômoda quanto a dor de estômago. Em muitos casos, a dor e o desconforto são tão intensos que não temos sequer disposição para fazer simples atividades. Mas muitas vezes, uma simples solução caseira pode surtir um grande efeito, e acabar com essa dor tão desgastante. Estamos falando dos chás para dor de estômago, que são feitos a partir de ervas naturais.

Portanto, se você costumeiramente tem apresentado dores de estômago e busca por uma medicação natural, esse artigo é para você. Nós vamos ensinar algumas receitas muito eficazes que podem proporcionar um grande alívio nesse momento.

 

Por que temos dor de estômago

 

Essa dor tão desagradável é mais comum do que pensamos. Muitas pessoas sofrem de dores de estômago em algum momento, e as causas são diversas. Essa dor é geralmente provocada por alguma dificuldade digestiva, que pode acontecer por causa de algum micro-organismo ou até mesmo da má alimentação. Essas dores de estômago geralmente vêm acompanhadas dos sintomas da má digestão, como gases ou uma forte acidez.

Em outros casos a dor estômago pode ter uma causa patológica mais séria, como uma inflamação ou até mesmo como consequência de estresse ou ansiedade.  Portanto, seja qual for a intensidade da dor, é muito importante que um médico seja consultado, a fim de descobrir a causa do problema através de exames.

 

Os melhores chás para dor de estômago

 

A seguir, vamos aprender algumas receitas de chás para dor de estômago muito fáceis de fazer. E o melhor de tudo, é que a maioria dos ingredientes é de fácil acesso, e geralmente temos em casa. Vale lembrar que, embora os chás proporcionem um alívio, muitas vezes imediato, é importante consultar um médico para ver a necessidade – ou não – de fazer algum tipo de tratamento medicamentoso.

 

chás para dor de estômago

 

Chá de hortelã

A hortelã é uma erva que possui propriedades antissépticas, calmantes e analgésicas. Por conta disso, ela se mostra altamente eficaz no alívio das dores de estômago, além de diminuir outros sintomas de problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e até mesmo a diarreia.

Como fazer o chá de hortelã

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de hortelã, deixando tampado em infusão até que o chá fique mormo. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago.

 

Chá de malva

Outro que está na lista dos melhores chás para dor de estômago é a malva. Trata-se de uma erva que ajuda a aliviar a sensação de queimação no estômago, pois possui propriedades calmantes que aliviam a dor.

Como fazer o chá de malva

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de folhas de malva picadas

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de malva, deixando tampado em infusão até que o chá fique mormo. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago. Tomar 1 xícara após as principais refeições.

 

Chá de alface

Outro ingrediente poderoso para compor os chás para a dor de estômago é a alface. Isso acontece, porque essa verdura é um poderoso antiácido natural, que alivia os sintomas de queimação.

Como fazer o chá de alface

  • 1 litro de água
  • 1 xícara de folhas de alface picadas

Coloque a água e a alface em um recipiente e leve ao fogo. Deixe que os ingredientes fervam juntos por aproximadamente 10 minutos. Depois disso, tampe e deixe abafado por mais 20 minutos ou até que amorne. Feito isso, coe o chá e está pronto para ser consumido. Tomar 4 xícaras por dia, principalmente em jejum.

 

Chá de artemísia

A artemísia é uma excelente erva que ajuda aliviar as dores de estômago. Isso acontece porque ela é rica em propriedades digestivas, calmantes e diuréticas.

Como fazer o chá de artemísia

  • 1 xícara (chá) de água fervente.
  •  1 punhado de folhas de artemísia picadas

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de artemísia, deixando tampado em infusão até que o chá fique morno. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago. Tomar 1 xícara após as principais refeições.

 

Leia também: Chá de boldo: o segredo da boa digestão

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chás para dor de Estômago, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até o próximo post!

Leave a Reply