Chás para ansiedade: o equilíbrio para as nossas emoções

Na sociedade moderna, não há como fugir do estresse do dia a dia e da ansiedade provocada pela agitação. No entanto, muitas pessoas evitam fazer uso de tranquilizantes químicos ou remédios farmacológicos, optando por soluções naturais para combater esses sintomas. É o caso dos chás para ansiedade, que são feitos com ervas naturais, proporcionando excelentes resultados. Acompanhe nosso artigo e conheça esses chás.

 

Quais são os melhores chás para ansiedade

 

Hoje em dia muitas pessoas estão optando pela fitoterapia,  um meio natural e muito eficaz para combater diversos males à saúde. Os chás para ansiedade são um composto de ervas com propriedades que ajudam a acalmar os nervos e combater um dos principais efeitos do estresse.

A seguir, vamos falar sobre as melhores ervas de efeito relaxante, ensinando como preparar os seus chás. Tome nota.

 

Chá de Passiflora

chás para ansiedade

Você já deve ter visto muitos calmantes naturais feitos à base de passiflora, não é mesmo? Pois bem, a passiflora nada mais é do que a flor do maracujá, que é rico em propriedades calmantes naturais. Assim, a passiflora possui ação direta no sistema nervoso central, que ajuda a acalmar e relaxar.

Como fazer o chá de passiflora

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente algumas folhas secas de passiflora, ou folhas de maracujá – você pode encontrá-las em casas de produtos naturais. Depois de acrescentar as folhas à água fervente, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.

 

Chá de Ginseng

chás para ansiedade

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o ginseng serve para equilibrar o nosso yin e yang. Ou seja, é perfeito naqueles momentos em que estamos precisando de equilíbrio, diante do excesso de tensão. Além disso, o chá de ginseng também possui um leve efeito sedativo, principalmente nos momentos de maior ansiedade.

Como fazer o chá de Ginseng

Coloque 1 litro de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 3 colheres (sopa) de raiz ou pó de ginseng. Feito isso, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.

 

Chá de Erva de São João

chás para ansiedade

A erva de São João, também conhecida como Hipérico, é uma erva que possui a hipericina em sua composição. Essa substância é uma das responsáveis por seu efeito tranquilizante. Essa erva é bastante utilizada para o tratamento de depressão clínica leve a moderada. É excelente para tratar a ansiedade, os nervos e a depressão.

Como fazer o chá de erva de São João

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 1 colher (chá) de folhas de erva de São João. Feito isso, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.

 

Chá de melissa

chás para ansiedade

Com a melissa nós podemos fazer um dos melhores chás calmantes para combater momentos de estresse e insônia. O poder de relaxamento da melissa acontece porque a erva promove um abrandamento dos sintomas da ansiedade, que geralmente resultam em insônia ou elevados níveis de estresse. Assim sendo, tomando uma xícara de chá de melissa é possível se beneficiar de seu poder calmante e relaxante.

Como fazer o chá de melissa

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 8 a 10 folhas de melissa. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso coe e, se quiser, adoce com mel.

 

Chá de valeriana

chás para ansiedade

O chá de valeriana possui excelentes resultados no combate aos quadros de insônia. Isso acontece porque ele ajuda a relaxar e ter uma noite de sono tranquila. Ela é conhecida como uma espécie de Valium natural, no entanto, por se tratar de uma erva, ela não tem os efeitos fortes de uma medicação química.

Como fazer o chá de valeriana

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver juntamente com 1 colher (chá) da raiz de valeriana. Deixe fervendo por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso tampe e deixe descansar por alguns minutos. Coe e, se quiser, adoce com mel.

 

E então, gostou de conhecer os chás para ansiedade? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Leave a Reply