Chás calmantes: o poder de relaxamento e sono tranquilo

Na agitação do dia a dia e com o acúmulo de preocupações, o estresse e a ansiedade acabam se tornando um grande problema. Muitas vezes precisamos de uma ajudinha para conseguir relaxar e descansar a mente e, para isso, nada melhor do que os chás calmantes feitos à base de ervas naturais.

Nesse artigo nós vamos ensinar você a fazer vários chás calmantes, que você pode consumir naqueles momentos de maior estresse e insônia. Esses chás são perfeitos para quem tem dificuldades para dormir ou que se encontra em constante agitação por conta do estresse.

 

Os melhores chás calmantes

 

Os melhores chás calmantes são aqueles com base de ervas com efeito relaxante e que ajudam a combater a insônia e o estresse. Esses chás podem ser feitos com ervas individuais ou com a combinação das mesmas. Você escolhe. Mas vamos conhecer os melhores chás que você pode tomar quando estiver precisando de um bom efeito calmante natural.

 

Chá de camomila

 

chás calmantes

A camomila é um dos chás calmantes mais populares. Estudos demonstraram ela é eficaz em ajudar com o relaxamento e ajudar a combater a ansiedade, depressão e insônia. Essa erva possui uma forte ação calmante por conta de um aminoácido em sua composição que atua no sistema nervoso, diminuindo a ansiedade e o estresse. O resultado é uma calma e relaxante noite de sono.

Como fazer o chá de camomila

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 1 colher (sopa) de camomila. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso coe e, se quiser, adoce com mel.

 

Chá de erva doce

 

chás calmantes

A erva doce possui propriedades calmantes em sua composição. Além de ser usada para aliviar cólicas de bebês, um de seus usos mais conhecidos é para aliviar a tensão e proporcionar relaxamento. Portanto, pode proporcionar um sono calmante e reparador.

Como fazer o chá de erva doce

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 1 colher (sopa) de erva doce. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso coe e, se quiser, adoce com mel.

 

Chá de melissa

 

chás calmantes

Com a melissa nós podemos fazer um dos melhores chás calmantes para combater momentos de estresse e insônia. O poder de relaxamento da melissa acontece porque a erva promove um abrandamento dos sintomas da ansiedade, que geralmente resultam em insônia ou elevados níveis de estresse. Assim sendo, tomando uma xícara de chá de melissa é possível se beneficiar de seu poder calmante e relaxante.

Como fazer o chá de melissa

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 8 a 10 folhas de melissa. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso coe e, se quiser, adoce com mel.

 

Chá de valeriana

 

chás calmantes

O chá de valeriana possui excelentes resultados no combate aos quadros de insônia. Isso acontece porque ele ajuda a relaxar e ter uma noite de sono tranquila. Ela é conhecida como uma espécie de Valium natural, no entanto, por se tratar de uma erva, ela não tem os efeitos fortes de uma medicação química.

Como fazer o chá de valeriana

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver juntamente com 1 colher (chá) da raiz de valeriana. Deixe fervendo por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso tampe e deixe descansar por alguns minutos. Coe e, se quiser, adoce com mel.

 

Chá de maracujá com melissa

 

chás calmantes

Dentre muitos benefícios à saúde, o maracujá também é popularmente conhecido como um excelente calmante natural. Haja vista que ele compõe uma grande variedade de medicamentos fitoterápicos de efeito calmante. Já a melissa também possui efeito calmante que ajuda a combater a insônia, ansiedade e depressão, reduzindo também o estresse.

Como fazer o chá de maracujá com melissa

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente algumas folhas de maracujá e de melissa. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso coe e, se quiser, adoce com mel.

 

E então, agora você aprendeu a fazer os chás calmantes? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Leave a Reply