Chá oolong: conheça os benefícios dessa erva poderosa

Você já ouviu falar no chá oolong? Sabe para que serve? Estamos falando de um poderoso chá com um alto poder antioxidante que pode proporcionar diversos benefícios à nossa saúde.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o poder do chá oolong e se surpreenda com o que ele pode fazer por você.

 

O que é o chá oolong

 

Trata-se de um produto feito de folhas, brotos e hastes da planta de Camellia sinensis. Esta é a mesma planta que também é usada para fazer chá preto, o chá verde e o chá branco.  A diferença está no processamento, pois o chá oolong é ligeiramente fermentado e semi oxidado, dando-lhe um sabor entre o chá preto e o verde. Há uma grande variedade de chás oolong, mas o mais famoso vem da província de Fuijan, na China.

Todas as folhas de chá contêm certas enzimas, que produzem uma reação química chamada oxidação. Oxidação é o que transforma as folhas de chá verde em uma cor negra profunda. Enquanto o chá preto recebe um grande quantidade de oxidação, o chá verde possui uma oxidação menos intensa. Já o chá oolong fica entre os dois, sendo parcialmente oxidado. Esta oxidação parcial é responsável pela sua cor e sabor característicos.

 

Os benefícios do chá de oolong

 

O chá Oolong contém cafeína, que estimula o sistema nervoso central, coração e músculos. Suas folhas também contêm teofilina e teobromina, que são produtos químicos semelhantes à cafeína.

Ele é um dos tipos de chá mais populares e tradicionais na China e Taiwan, sendo conhecido por fornecer elevados benefícios de saúde quando consumidos regularmente. Além disso, é rico em antioxidantes, combinando a catequina e cafeína, poderosos no combate aos radicais livres. Seus principais benefícios são:

 

Acelera o metabolismo

O chá Oolong ajuda a queimar gordura rapidamente, aumentando seu metabolismo por até duas horas depois de beber. Ele é rico em polifenóis capazes de bloquear as enzimas que acumulam gordura. Isso significa que você pode perder peso com chá oolong, desde que não o consuma com açúcar. A lipase produzida pelas folhas do chá também ajudam na redução de gordura corporal. A cafeína presente em sua composição também possui um poderoso efeito termogênico.

 

Reduz o colesterol

Oolong é conhecido por reduzir os níveis de colesterol e promover a saúde do coração. Como o chá oolong é semi-oxidado, ele produz uma molécula de polifenol perfeitamente dimensionada, que é capaz de ativar a enzima lipase, que é conhecida por dissolver a gordura. Consequentemente, promove uma redução no colesterol ruim.

 

chá oolong

 

Aumenta o estado de alerta mental

Esse poderoso chá também é conhecido por revitalizar o estado de alerta e desempenho mental, naturalmente. Isso acontece devido à cafeína presente em sua composição.

 

Melhora na digestão

O chá oolong pode ajudar na digestão. Ele trabalha alcalinizando o trato digestivo, reduzindo a inflamação naqueles com refluxo ácido e problemas de úlcera. Por ser ligeiramente antisséptico, o chá oolong pode limpar bactérias ruins de sua barriga. Seu sabor suave pode acalmar o estômago quando consumido quente.

 

Cabelos mais saudáveis

Devido ao seu alto nível de antioxidantes, o chá oolong pode evitar a queda de cabelo. Basta você usá-lo para o enxague após a lavagem dos fios. Ele também suaviza e acrescenta brilho ao seu cabelo.

 

Melhora as condições da pele

O eczema ocorre frequentemente em conjunto com alergias ou sensibilidades da pele. O chá oolong é capaz de suprimir essas reações alérgicas porque combate os radicais livres, que é uma propriedade curativa de um antioxidante. Além disso, os antioxidantes encontrados no oolong são essenciais para ter uma pele vibrante e juvenil. Ele também ajuda a diminuir consideravelmente o processo de envelhecimento precoce da pele.

 

Estabiliza o açúcar no sangue

Estudos têm demonstrado que portadores da diabetes 2 podem se beneficiar com o chá oolong. Ele ajuda a diminui a glicemia do sangue, auxiliando na metabolização do açúcar.

 

Previne a cárie dentária

Esse poderoso chá também protege os dentes do ácido produzido por certas bactérias. Com isso, ele se torna muito efetivo na prevenção da cárie dentária e no acúmulo de placa.

 

Previne osteoporose

O oolong pode proteger seus ossos e prevenir a osteoporose. Aqueles que constantemente bebem chá oolong são menos propensos a perder sua densidade mineral óssea, ajudando a reter minerais de alimentos saudáveis ​​consumidos.

 

Fortalece o sistema imunológico

Conhecido por suas propriedades anti cancerígenas, o chá oolong ajuda a manter um sistema imunológico saudável. Isso porque os flavonóides antioxidantes encontrados no chá impedem o dano celular.

 

Como consumir o chá oolong

 

Não existe uma prescrição de quantidade exata para você consumir o seu chá antioxidante. No entanto, é importante que você o consuma diariamente, fazendo disso um hábito diário. Ao prepará-lo, faça-o em infusão, com 1 xícara de água fervente e 1 colher (chá) de oolong.

 

E então, esse artigo sobre o chá oolong foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply