Chá de zimbro: conheça os seus benefícios

Talvez você não tenha ouvido falar no chá de zimbro, mas trata-se de um excelente remédio natural para diversos tipos de tratamento. Acompanhe nosso artigo e saiba por quê.

 

Um pouco sobre o zimbro

Seu nome científico é Juniperus communis, pertencente à família Cupressaceae. Trata-se de uma planta originária da Europa, e recebe o nome popular de zimbro. Outros nomes conhecidos dessa planta são: genebra, genebreiro, junipo, junípero e zimbrão.

Essa planta possui delicadas flores de cor amarela, que produz pequenos frutos arredondados de aroma e sabor especiais. É semelhante a um arbusto com copa em forma de cone. Seu tronco é reto e possui muitos ramos com folhas pontiagudas. Seus frutos são redondos e negros e geralmente são  utilizados como aromatizantes ou temperos. No entanto, na medicina natural ele é utilizado para diversas finalidades, devido às suas propriedades curativas.

 

Benefícios do chá de zimbro

Um excelente remédio natural, o zimbro pode ser usado para o tratamento de diversas enfermidades. Seu chá serve para o tratamento de problemas digestivos, ajudando na digestão devido à sua capacidade de produzir ácido clorídrico no estômago.

Ele possui vários efeitos benéficos ao organismo, tais como:

  • Anti-inflamatório
  • Antirreumatismal
  • Antisséptico
  • Carminativo
  • Calmante
  • Digestivo
  • Diurético

 

Propriedades anti-inflamatórias

Por causa da ação anti-inflamatória do zimbro, seu chá pode ser usado para combater dores musculares causadas por inflamações. Algumas delas são: inflamações de garganta, intestinais e reumatismo.

 

Propriedades antissépticas

Sua ação antisséptica ajuda a tratar espinhas, acnes, irritações na pele e até mesmo celulites.

 

Propriedades calmantes

A ação calmante do zimbro ajuda a tratar problemas de insônia, depressão, hiperatividade ou nervosismo. Além disso, o chá de zimbro também ajuda a acalmar o estômago, evitando problemas digestivos.

 

Onde encontrar o zimbro

Você pode encontrar o zimbro em casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Até mesmo em lojas online é possível comprar. Você encontrará o zimbro em pó ou os frutos in natura.

 

Como fazer o chá de zimbro

Para preparar o seu chá, você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (sopa) de zimbro (em pó ou as sementes in natura)

Leve a água para ferver juntamente com o zimbro por cerca de 5 minutos. Feito isso, tampe e abafe o recipiente, aguardando até que o chá atinja uma temperatura agradável ao paladar. Assim quando estiver pronto, você já pode consumi-lo. Beba 2 vezes por dia.

 

Contraindicações

O uso prolongado do chá de zimbro pode provocar problemas renais. Portanto, é contraindicado para portadores de doenças renais ou gestantes.

 

chá de zimbro

 

Leia também: Chá de tanchagem

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de zimbro, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!



12 motivos para usar a BABOSA


Leave a Reply