Chá de xaxim: conheça os seus benefícios

Você conhece ou já experimento o chá de xaxim? Estamos falando de um remédio natural que é excelente para tratar diversas doenças respiratórias, incluindo a asma. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse poderoso chá medicinal.

 

Um pouco sobre o xaxim

Você já deve ter ouvido o termo xaxim para se referir àquele tipo de vaso natural que é geralmente usado para abrigar lindas orquídeas, não é mesmo? No entanto, o xaxim é uma árvore como uma palmeira. Ela é muito bem adaptada ao frio da região sul do país, sendo bastante popular em Santa Catarina. Ele também é conhecido como samambaiaçu, sambambaiaçu ou samambaiaçu-imperial.

A árvore deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica, em ambiente úmido, fresco e sombreado. Assim como as avencas e samambaias, o xaxim também não produz flores. A sua reprodução acontece através de brotos que surgem em sua base ou em seu tronco, que pode ser serrado em pequenos segmentos e usado com vaso natural para determinadas plantas.

Por muito tempo a exploração do seu caule era feita para a fabricação de vasos e também para utilização em projetos de jardins e construções. Além disso, o uso do xaxim, como suporte para orquídeas e outras flores como as bromélias, por exemplo, também surgiu por ser muito mais barato do que um vaso de barro. Porém, o xaxim se encontra hoje ameaçado de extinção e sua venda é proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA.

O chá de xaxim é extraído da planta que recebe este nome. Suas raízes são eficazes para a preservação de inúmeras espécies na fauna brasileira.

 

Benefícios do chá de xaxim

O chá de xaxim é um poderoso aliado para tratar asma e outras doenças respiratórias. E não é somente isso, ele ajuda a acelerar o processo de cura de diversas outras doenças, além de possuir uma forte ação desintoxicante.

Assim sendo, o carro chefe do uso medicinal do chá de xaxim é no tratamento das vias respiratórias. Estudos já comprovaram que esse chá consegue auxiliar na cura das inflamações respiratórias, principalmente bronquite e asma. Além disso, também atua como um excelente anti-inflamatório e com uma leve ação antibiótica.

O chá de xaxim age dilatando os vasos e promovendo o desbloqueio respiratório. Por conta disso, também ajuda nos casos de rinite e sinusite. Além de combater, ele também ajuda a prevenir as doenças alérgicas e fortalecer o sistema imunológico. Seu uso tópico também é excelente para tratar caspa, micose e psoríase.

Assim, embora sua maior utilização seja para as vias respiratórias, o chá de xaxim também ajuda em outras áreas da saúde. Ele ajuda no tratamento da pressão alta e diabetes, além de proporcionar uma grande limpeza no organismo, por conta de sua ação detox. Isso porque o xaxim e rico em propriedades antioxidantes, que ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo.

Esse poderoso chá também possui ação vasodilatadora. Por isso ajuda a tratar algumas doenças cardíacas. Porém, ele entra apenas como um auxiliar de tratamento, visto que seu consumo não substitui o remédio receitado pelo médico.

 

Onde encontrar o xaxim

Como já vimos, por estar em processo de extinção, encontrar o xaxim pode não ser uma tarefa muito fácil. Por causa do risco de extinção, também é recomendado que se compre a planta de forma legal, uma vez que pode ser comum encontrarmos a venda ilícita.

Ainda assim, é possível encontra-lo em grandes farmácias e casas de produtos naturais, como casas de chá e inclusive no comércio online.

 

Como fazer o chá de xaxim

Por conta do problema de extinção da planta, pode ser que você encontre o xaxim em saquinhos, prontos para chá. Nesse caso, você deverá seguir as instruções do fabricante, que geralmente orienta usar um saquinho para cada xícara de água.

Mas se você encontrar a folha, você poderá fazer o seu chá utilizando 1 xícara de água e 1 colher (sopa) de xaxim. Para fazer sua infusão é muito simples.

Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de xaxim. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de xaxim

 

Leia também: Chá de chambá

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de xaxim, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply