Chá de urucum: conheça os seus benefícios

Quando o assunto é dar cor à pele, você já deve ter ouvido falar no urucum, não é mesmo? Mas você sabia que o chá de urucum é um excelente remédio medicinal caseiro? Acompanhe nosso artigo e saiba por quê.

 

Um pouco sobre o urucum

Seu nome científico é Bixa Orellana, e trata-se de um arbusto nativo das Américas do Sul e Central e do Caribe. Este arbusto pode crescer até chegar a uma altura de seis metros, cujos ramos crescem em formato de vagens. Suas cores chamam a atenção de qualquer pessoa.

É da semente de urucum que se é extraído o corante natural que é usado em cosméticos, como os bronzeadores, por exemplo. No entanto, sua utilização medicinal já é conhecida há séculos, quando os povos da Amazônia já faziam uso de sua utilizaram as folhas por seu efeito terapêutico. A partir daí, tornou-se conhecido o chá de urucum.

 

Benefícios do chá de urucum

Para quem não sabe, o urucum é rico em carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitaminas A, B2, B3 e C. Além disso, também possui em sua composição alguns fitoquímicos essenciais para a prevenção e tratamento de doenças diversas.

Além disso, tanto as sementes quanto as folhas são ricas em propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. E não fica pro aí, ele também é excelente para matar vermes, por isso os pais costumam dar o chá para seus filhos.

Outro benefícios do chá de urucum é que ele é ótimo para tratar do nosso sistema digestivo. Isso porque ele age promovendo alívio da constipação, indigestão e azia, bem como demais desconfortos no estômago.

Mas não pense que é apenas isso. O chá de urucum também tem propriedades expectorantes. Isso porque ele trabalha limpando o muco que provoca a asma, tosse e bronquite. Ele também ajuda a controlar os níveis de colesterol e baixar a pressão sanguínea.

 

Como fazer o chá de urucum

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 litro de água
  • 10 a 12 folhas de urucum

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do urucum. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

Observação: Você pode usar essa receita de chá de urucum para tratamento de queimaduras. Basta aplicar uma pequena quantia sobre a pele, com o auxílio de um algodão.

 

chá de urucum

 

Leia também: Chá de tomilho

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de urucum, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply