Chá de trevo vermelho: conheça os seus benefícios

Você conhece o chá de trevo vermelho? Nesse artigo nós vamos falar sobre todos os benefícios desse poderoso chá para a nossa saúde. Acompanhe até o final e saiba por que você deve incorporá-lo à sua dieta alimentar.

 

Um pouco sobre o trevo vermelho

Nativo da Europa, o trevo vermelho tem o nome científico de Trifolium pratens. Trata-se de uma planta da família fabaceae, e dependendo da região, também pode ser popularmente conhecido como trevo dos pratos.

Estamos falando de uma planta rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, tanto em suas folhas, quanto em suas flores. Pode-se encontrar, ainda, o seu óleo essencial, de grande importância para a saúde. No entanto, seu principal uso é através do chá, que tem um sabor bastante característico e acentuado.

Essa curiosa planta é rica em vários nutrientes, incluindo: tiamina, cálcio, vitamina C, magnésio, potássio e fósforo.

 

Benefícios do chá de trevo vermelho

Dentre os seus muitos benefícios, podemos destacar a ação expectorante e tônica do sistema linfático. Além disso, também contribui para a saúde do fígado, pulmões e coração. Também é altamente eficaz no combate à tosse, bronquite e asma.

As folhas de trevo vermelho são compostas de isoflavonas, que acabam contribuindo para o aumento do colesterol bom (HDL) e da diminuição do colesterol ruim (LDL). Por conta disso, ele acaba contribuindo para o o fortalecimento das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo.

Quanto ao sistema imunológico, ele é altamente beneficiado pela grande quantidade de vitamina C concentrada nas folhas de trevo vermelho. A vitamina C é um dos principais componente para fortalecer significativamente o sistema imunológico. Essa vitamina age estimulando a produção de células brancas, responsáveis pela defesa do organismo.

Mas é claro que além da vitamina C, também existe uma grande quantidade de antioxidantes presentes nas folhas, por isso o chá de trevo vermelho também contribui para a eliminação de radicais livres.

A ação diurética do trevo vermelho também é essencial para diminuir os níveis de toxicidade nos órgãos. Além disso, existe também uma grande quantidade de fitoestrogênios, que são ubstâncias similares ao hormônio sintetizado naturalmente no corpo feminino.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

Como todos os remédios naturais, o bom senso deve prevalecer. Isso significa que o uso excessivo deve ser evitado. Isso porque, diante do consumo exagerado, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis, bem como: dores no abdômen e perda de apetite.

O chá de trevo vermelho é contraindicado para gestantes, lactantes e mulheres com histórico de câncer de mama. Seus efeitos adversos incluem: dores no abdômen e perda de apetite.

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

 

Como fazer chá de trevo vermelho?

Fazer chá de trevo vermelho em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de folhas de trevo vermelho picados

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente o trevo vermelho. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Onde encontrar o trevo vermelho

Se você tiver dificuldades de encontrar o trevo vermelho in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chá de folha de mamão

 

chá de trevo vermelho

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de trevo vermelho, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply