Chá de tília: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de tília. Trata-se de uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde. Acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre essa potente bebida e seus poderes medicinais.

 

Um pouco sobre a tília

A tília é uma árvore cujas flores, folhas e extratos são usados ​​para fins medicinais e decorativos há muitos anos. Ela está presente, em maior parte, na região do hemisfério Norte, mas pode ser encontrada em várias outras partes do mundo. As flores de tília são a parte mais comumente usada dessas árvores, principalmente devido à potência de seus efeitos terapêuticos. Assim sendo, o chá feito da tília pode ser um excelente como tratamento para uma ampla variedade de condições da saúde.

 

Benefícios da tília

Existem muitos benefícios conhecidos do chá de tília. Essa ação terapêutica acontece devido à alta concentração de fitonutrientes, flavonoides e outras substâncias diaforéticas em sua composição. A seguir, confira os principais benefícios dessa maravilha da natureza

 

Combate os radicais livres

A tília é rica em compostos antioxidantes como quercetina e kaempferol. Esses antioxidantes atuam como eliminadores de radicais livres, eliminando os radicais livres. Isso significa fazer uma varredura de elementos tóxicos em nosso sistema celular. Dessa forma, é possível não somente melhorar a saúde como um todo, como também prevenir doenças crônicas. A ação antioxidante também ajuda a proteger a pele contra sinais de envelhecimento e de exposição ao sol.

 

Ação desintoxicante

A tília possui um composto orgânico muito benéfico para a saúde. Trata-se de um diaforético conhecido, que induz a sudorese. Essa é uma das maneiras mais eficazes de liberar toxinas do corpo. Junto às toxinas, também são eliminados o excesso de sais, gordura, água e substâncias nocivas ao organismo. Por causa de sua ação sudorífera, o chá de tília também pode ser administrado por pessoas em estado febril.

 

Diminui a ansiedade

Sabe-se que um dos principais benefícios do chá de tília é ajudar na diminuição da ansiedade. Isso é possível por conta de suas propriedades calmantes, que possuem um efeito altamente benéfico no combate ao estresse mental e à ansiedade.

 

Combate a inflamação

Existem várias condições inflamatórias que provocam diversos males à saúde, como tensão, dores de cabeça, artrite, gota e outras doenças inflamatórias. O chá de tília é um excelente remédio natural para combater todos esses sintomas provocados pela inflamação. Além disso, também é benéfico para combater a inflamação nas vias respiratórias, e baixar a pressão sanguínea, uma vez que remove a inflamação nos vasos sanguíneos.

 

Ação anticancerígena

Por causa de seu elevado poder antioxidante, como a quercetina e a cumarina, o chá de tília ajuda a prevenir e tratar várias formas de câncer. Essa ação é possível pois os antioxidantes atuam impedindo que os radicais livres causem a degeneração das células saudáveis, o que muitas vezes leva ao câncer

 

Melhora a Digestão

Outro benefícios evidente do chá de tília é a melhora na digestão. Assim sendo, a bebida atua positivamente em casos de dores de estômago, inchaço, constipação ou cólicas.

 

Como fazer chá de tília?

Fazer chá de tília em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de flores de tília (ou folhas)

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a tília. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo.

 

Onde encontrar a tília

Se você tiver dificuldades de encontrar a tília in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chá de folha de angélica

 

chá de tília

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de tília, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!



12 motivos para usar a BABOSA


Leave a Reply