Chá de tanchagem: conheça os seus benefícios

Muito conhecida dentre as plantas que facilmente nascem no quintal, a tanchagem é uma erva que possui uma grande ação terapêutica natural. Porv isso o chá de tanchagem é tão conhecido e era muito utilizado pelos mais antigos. Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre esse poderoso chá.

 

Um pouco sobre a tanchagem

Essa é uma das plantas que podemos encontrar com muita facilidade. Seja em jardins, beira de estrada, meio de campo ou até em pequenos vasos, podemos facilmente ter acesso a essa planta tão benéfica à saúde.

Além disso, ela é de fácil produção, pois, à medida que suas sementes voam, elas se espalham, brotando com bastante facilidade. Podem ainda brotar nas areias, nas pedras ou nos alagados.

Incrível mesmo é saber que a tanchagem, uma das ervas consideradas mais medicinais de todas as plantas, pode nascer em qualquer quintal, com tanta facilidade. Talvez até você já tenha um pezinho de tanchagem em casa e nem saiba.

Mas, atenção. Existem diversos tipos de tanchagem por aí – mais de 150 espécies. No entanto, a planta de uso medicinal é aquela que contém sete veias na folha.  No Chile esta planta é conhecida como Siete Venas, e também diferenciam nas formas maior, média e menor.

 

Os benefícios do chá de tanchagem

O chá de tanchagem (de sete veias) possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes, depurativas do sangue, estimulantes do sistema imunológico. Suas folhas são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas mas, especialmente, são ricas em vitamina K sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas, ajudando a combater o sangramento.

Antigamente o chá de tanchagem era utilizado para emplastros curativos de feridas. Também se usava para baixar a febre, retirar toxinas de picadas e mordidas de animais peçonhentos, incluindo picadas de cobra.

Ela possui uma forte ação antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésicas, adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros. Seu princípio ativo responsável por seus benefícios é a aucubina e alantoína (que ajuda na regeneração da pele).

Assim sendo, o chá de tanchagem pode ser usado para tratar problemas do sistema respiratório e do trato digestivo. Além disso, também ajuda a combater os sintomas da gripe e resfriado. Também combate diarreias e outros problemas como viroses. Veja como usar o chá de tanbhagem:

 

Para queimaduras

Aplicar o chá de tanchagem sobre a queimadura. Você pode também fazer um emplastro de folhas de tanchagem e cobrir com uma bandagem.

 

Para cortes e feridas

Se você está com sangramento em algum corte ou ferida, vale a pena aplicar uma compressa do chá de tanchagem sobre a pele. Ele ajudará na cicatrização e no combate a infecções.

 

Como fazer o chá de tanchagem

Você pode beber o chá de tanchagem para combater os seguintes sintomas: diarreia, gripe e resfriado, úlceras de estômago, gastrite e estaod inflamatórios gastrointestinais.

Para fazer o seu chá, você vai precisar de:

  • 1xícara de água
  • folhas frescas de tanchagem

Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de tanchagem. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de tanchagem

 

Leia também: Chá de damiana

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de tanchagem, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!



12 motivos para usar a BABOSA


Leave a Reply