Chá de sene: o amigo da regulação intestinal

Você conhece os benefícios do chá de sene? Se não conhece, acompanhe nosso artigo e fique impressionado com tudo o que essa planta pode fazer por você. As propriedades do sene incluem sua ação laxante, purgativa, antiácida, depurativa e vermífuga.

Antes de tudo, vamos entender o que é o sene. Trata-se de uma planta medicinal que é muito utilizada principalmente no combate à prisão de ventre. Não é à toa que volta e meia encontramos o sene como erva utilizada em compostos emagrecedores.

Para que serve o chá de sene

 

O uso do chá de sene vem desde o tempo do antigo Egito no combate à constipação (prisão de ventre), o primeiro dos muitos benefícios que temos para esse chá. No entanto, existem muitos outros males que podem ser combatidos com esse poderoso chá.

Ele também auxilia nos tratamentos de cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças da pele e também dos olhos. Também auxilia no combate a problemas do fígado e respiratórios.

Como o chá de sene age no organismo

 

Quando estamos constipados ou com o intestino preso, ao tomarmos o chá de sene, ele entra provocando uma certa “irritação” nas paredes do intestino assim que entra em contato com elas. Dessa forma, os princípios ativos dessa erva impedem a absorção de água pelo órgão, e isso faz com que as fezes fiquem cheias de água, deixando de ser secas e duras. Por isso elas acabam ficando de aspecto bem mole, pelo excesso dessa água. Com isso, a eliminação das fezes acontece automaticamente.

Você pode perceber os efeitos do chá de sene cerca de 10 horas após tê-lo ingerido. No entanto, há quem sinta os seus efeitos antes desse período.

Normalmente as pessoas utilizam as folhas da planta para fazer chá de sene, no entanto, atualmente é possível encontrar também cápsulas de sene. Mas no que diz respeito à perda de peso, o chá de sene emagrece mesmo? O chá de sene não emagrece, no entanto, ele pode contribuir para a perda de peso, pois ajuda a tratar problemas intestinais que podem prejudicar o processo de emagrecimento.

Você pode tomar uma xícara do chá de sene morno, antes de dormir.

chá de sene

Ação emagrecedora

Ao contrário do que muitos dizem, o chá se sene não emagrece ninguém. O que acontece é que, por causa do seu efeito laxativo, isso acaba ajudando a quem está no processo de emagrecimento.

Para você entender como funciona, quando estamos com problema de constipação (intestino preso) passamos a evacuar menos de 3 vezes por semana. Além disso, quem sofre de prisão de ventre, tem as fezes geralmente muito duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Em alguns casos torna-se dolorido até mesmo a evacuação. Outro sintoma é experimentar frequentemente a sensação de inchaço e intestino cheio.

O grande problema é que o intestino preso é um dos grandes inimigos de quem está em processo de emagrecimento. A pessoa constipada acaba emagrecendo muito lentamente, além de ficar totalmente inchada. Com a flora intestinal funcionando perfeitamente, o metabolismo funciona muito melhor, e o processo de emagrecimento flui naturalmente.

É por isso que tantas pessoas utilizam o chá de sene como um forte coadjuvante no processo de emagrecimento.  Aliás, há quem prefira substituir o chá de sene pelas cápsulas da planta, que também são encontradas nas farmácias de produtos naturais.

Efeitos colaterais do chá de sene:

O chá de sene age a partir de um processo de irritação e, portanto, não deve ser usado como tratamento ou de forma contínua. A ingestão do chá ou das cápsulas de sene devem ser emergenciais e monitoradas por um especialista.

Dentre alguns efeitos colaterais que você pode esperar com o chá de sene estão as cólicas intestinais (principalmente se tomado em excesso). Se fizer uso por longo período de tempo, também pode ocorrer o desregulamento do intestino, que passa a funcionar somente mediante estimulação.

É importante observar também que o chá de sene pode baixar seus níveis de potássio, portanto, seu consumo deve ser evitado junto com outros chás ou alimentos de efeito diurético.

Contra indicações

O chá de sene é contra indicado para:

  • Mulheres grávidas, amamentando ou com algum tipo de inflamação uterina.
  • Crianças
  • Pessoas com hérnia abdominal, doença renal ou hepática, cistite, desidratação ou náusea.
  • Quem tem doença cardíaca, anemia, ou doenças nos vasos sanguíneos.
  • Pessoas que sofrem de apendicite ou de desordens intestinais inflamatórias, como doença de Crohn, colite ulcerativa, hemorroidas ou úlceras.

Como preparar o chá de Sene:

Ingredientes

  •  1 copo de água
  •  Meia colher de sopa de folhas (secas) de sene

Modo de Preparo

Junto as folhas à água e leve tudo ao fogo para fervura durante 5 minutos. Após esse período, coe o chá e tome-o quando estiver morno.

Leave a Reply