Chá de sálvia: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, conheça todos os benefícios do chá de sálvia e saiba por que você deve incorporá-lo à sua dieta alimentar. Descubra suas propriedades terapêuticas e o tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.

 

Um pouco sobre a sálvia

Seu nome científico é Salvia officianalis, e é popularmente conhecido como sálvia. Trata-se de uma planta nativa do Mediterrâneo e se tornou uma das ervas mais apreciadas em todo o mundo. Sua maior utilização é na composição de pratos culinários em forma de tempero. Porém, ela também tem uma grande ação terapêutica, sendo usada em forma de chá para isso.

Suas folhas possuem uma altas concentrações de vitamina A , C, B, K e E, além de cobre, fibra, cálcio, ferro e magnésio.

 

Benefícios do chá de sálvia

O chá de sálvia é repleto de benefícios à nossa saúde. São tantos, que podemos destacar as seguintes ações:

  • Redução da ansiedade
  • Prevenção do câncer
  • Melhora nos sintomas da menopausa
  • Desintoxicação do organismo
  • Perda de peso
  • Redução nos níveis de açúcar no sangue
  • Melhora da digestão
  • Fortalecimento do sistema imunológico

A seguir, entenda como funcionam os melhores benefícios desse poderoso chá.

 

Diminuição dos sintomas da menopausa

Um dos usos mais populares do chá de sálvia é por conta da ação reguladora da menopausa. Um dos sintomas que mais se beneficiam com esse chá são as ondas de calor. Além disso, também reduz outros sintomas da menopausa, como alterações de humor e bexigas hiperativas.

 

Perda de peso

O chá de sálvia possui um efeito não muito agradável, que é uma leva ação estimulante do apetite. No entanto, ele também é conhecido por reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Essa ação acaba contribuindo para o processo de emagrecimento. Além disso, uma rica mistura de antioxidantes em sua composição também ajuda a prevenir o estresse oxidativo que aumenta a deposição de gordura.

 

Efeito detox

As folhas de sálvia possuem uma ação diurética natural e estimulante para o fígado e os rins. Dessa forma, o seu chá é capaz de acelerar o processo pelo qual as toxinas são eliminadas do corpo através da micção. Por conta disso, também é possível diminuir a tensão no sistema linfático, bem como nos rins e no fígado.

 

Controle da diabetes

Uma das propriedades terapêuticas do chá de sálvia é ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Essa ação acaba contribuindo para aliviar a pressão sobre o pâncreas, melhorando a condição da diabetes. A sálvia também ajuda a evitar os picos e quedas de insulina no sangue.

 

Melhora da circulação

O ferro é um dos componentes das folhas de sálvia. Portanto, ajudam a estimular a circulação, uma vez que o ferro é um componentes importantes nos glóbulos vermelhos.

 

Melhora a digestão

O chá de sálvia é rico em propriedades anti-inflamatórias que favorecem uma digestão saudável. Ele também contém ações antibacterianas e antivirais que equilibram a microflora no intestino.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

Como todos os remédios naturais, o bom senso deve prevalecer. Isso significa que o uso excessivo deve ser evitado. Isso porque, diante do consumo exagerado, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis.

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

 

Como fazer chá de sálvia?

Fazer chá de sálvia em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de folhas de sálvia picadas

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a sálvia. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir. Tome 1 xícara do chá até três vezes por dia.

 

Onde encontrar a sálvia

Se você tiver dificuldades de encontrar sálvia in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chá de folha de mamão

 

chá de sálvia

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de sálvia, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply