Chá de salsaparrilha: conheça os seus benefícios

Alguma vez você já tomou o chá de salsaparrilha? Se ainda não conhece,  ficará impressionado com tantos benefícios que essa bebida, ainda pouco conhecida, pode proporcionar à nossa saúde. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse poderoso chá.

 

O que é a salsaparrilha

 

Originária da América Central, a salsaparrilha é uma espécie de videira, cujas raízes, de sabor acentuado e picante, são usadas como aromatizantes naturais de alimentos e até mesmo de bebidas.

Seu nome científico é Smilax Ornata, mas também recebe outros nomes populares como: salsaparrilha-vermelha, salsaparrilha-espanhola, salsaparrilha hondurenha, salsaparrilha jamaicana, dentre outros nomes. Suas ramas podem atingir até 40 metros de comprimento, e produzem pequenos frutos cuja coloração varia entre o preto, azul e vermelho.

Uma das formas de uso da salsaparrilha ao redor do mundo é na fabricação de cerveja e até mesmo de refrigerantes. Mas é na medicina natural que essa poderosa erva ganha espaço. Por milhares de anos ela vem sendo usada por

tribos indígenas da América do Sul para os mais variados tipos de tratamentos. Mas não somente por tribos indígenas, desde os tempos antigos a salsaparrilha também é usada para fins medicinais em diversos países ao redor do mundo.

Essa maravilhosa erva possui, em sua composição, uma quantidade significativa de saponinas, sitosterol, resina, gordura, glicosídeos e açúcar. Também podemos encontrar, em sua composição, nutrientes tais como: vitaminas, A, C e D, além de ferro e minerais (sódio, manganês, cobre, iodo e zinco). São essas substâncias as responsáveis pelos benefícios do seu chá.

 

Os benefícios do chá de salsaparrilha

 

Para quem não sabe, todas as partes da salsaparrilha são benéficas à nossa saúde, desde as folhas, frutos e até as raízes. A parte mais medicinal da planta, no entanto, está na raiz, que é rica em saponinas, uma substância capaz de desativar componentes tóxicos bacterianos, mais conhecidos como endotoxinas, que potencializam as doenças imunológicas, como a artrite reumatoide, por exemplo.

E não é somente isso, mas as substâncias contidas na composição da salsaparrilha também ajudam a combater o ácido úrico. Também é comprovado que a salsaparrilha tem uma ótima função na sexualidade, uma vez que ajuda a elevar os níveis de testosterona e progesterona. Por isso, acaba ajudando a eliminar a disfunção erétil e a falta de libido. O chá também ajuda a combater os sintomas da tensão pré-menstrual.

Outro benefício conhecido dessa intrigante erva é a sua ação diurética, que ajuda a combater a retenção de líquidos e inchaços do corpo. Além disso, também ajuda a controlar o excesso de apetite e a ansiedade de comer toda hora.

E se você acha que para por aí, não se engane. O chá de salsaparrilha também ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL), atuando como um excelente preventivo natural das doenças cardiovasculares. Por causa da sua ação antioxidante e desintoxicante, ele também ajuda a combater os radicais livres e limpar o organismo das toxinas. Muito bom, não é mesmo?

 

chá de salsaparrilha

pé de salsaparrilha

 

Como preparar o chá de salsaparrilha

 

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) raiz de salsaparrilha

Leve a água para fervura juntamente com as raízes, deixando por um período de 3 a 5 minutos. Depois disso, tampe e deixe em descanso por mais 10 a 15 minutos. Coe e consuma duas vezes ao dia, preferencialmente após as principais refeições.

 

Leia também: Chás antioxidantes

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Salsaparrilha, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Leave a Reply